Publicidade

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Melhor resultado da história da Agência do Trabalhador





4.186 são-joseenses conseguiram emprego pela Agência do Trabalhador até 22 de novembro. O número é 28% superior ao do ano passado inteiro. 

Mesmo antes de 2010 acabar, a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais já bateu o recorde anual no número de contratações com carteira assinada intermediadas pelo órgão desde 1989. De janeiro até o dia 22 de novembro, 4.186 pessoas conseguiram um emprego através da Agência, número 28% superior ao ano passado, representando média histórica de um trabalhador empregado a cada duas horas na cidade desde o começo do ano.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o saldo de empregos em São José, entre janeiro e setembro deste ano, mais que dobrou. Enquanto em 2009, foram 1.583 empregos, em 2010 o saldo entre admitidos e demitidos ficou em 3.767.
Para o secretário de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, o investimento da Prefeitura Municipal em cursos de capacitação para trabalhadores e nas ações de intermediação da Agência do Trabalhador foi primordial para atingir o recorde. Segundo os dados, as áreas que mais contrataram são a industrial, de transportes, comércio varejista e alimentação.
“Em dezembro de 2009 mudamos a Agência do Trabalhador de prédio, indo para um local quase quatro vezes maior do que o anterior. Também quase dobramos o número de funcionários para atender à população”, afirma Stuzata.
O investimento em cursos de qualificação profissional também é um dos fatores destacados pelo secretário. Atualmente, mais de 28 turmas estão em aberto aguardando inscrições para iniciar as aulas, que são gratuitas. São aulas das mais diversas áreas como mecânica básica, soldador, logística industrial, condutor de veículos, auxiliar de cozinha, garçom, informática básica, recepcionista, além da preparação profissional voltada especialmente para a inclusão de deficientes no mercado de trabalho.
Stuzata explica que todos os cursos ofertados são abertos com base em pesquisas que apontam quais as necessidades do mercado de trabalho.
“Basta olhar nossa lista de cursos em aberto para ver que estamos ofertando exatamente o que o mercado de trabalho está pedindo. Os são-joseenses que nos procuram conseguem ter um ótimo aprendizado, melhorar seu currículo e conseguir um emprego”, explica o secretário.
Bruno Nardelli Pereira, 21 anos, conta que o curso de mecânica básica que fez pela Secretaria de Trabalho o ajudou a conseguir seu emprego em uma indústria automotiva. “As aulas ajudaram bastante porque para a vaga que fui escolhido o curso era um requisito obrigatório”, diz Pereira.
Quem quiser ter mais informações sobre os cursos ofertados pela Prefeitura e vagas de emprego, pode entrar em contato pelo número 3283-6800.




Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário