Publicidade

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Parceria entre Prefeitura e MinC irá instalar cinco pontos de cultura na cidade

Com o objetivo de trazer à cidade de São José dos Pinhais ações culturais que envolvam a comunidade, a Prefeitura firmou um convênio com o Ministério da Cultura, através do programa Cultura Viva, e está lançando o Edital de instalação de cinco pontos de cultura no município.
O edital, que está disponível no site da Prefeitura – www.sjp.pr.gov.br/pontosdecultura –, irá contemplar entidades que não possuam fins lucrativos. “Queremos oportunizar às pessoas ações culturais que agreguem ao seu dia a dia. Pela primeira vez na história de São José está havendo essa aproximação entre a política nacional de cultura e a municipal, o que é um grande marco para a cidade, que terá, nos pontos culturais, a chance de desenvolver grandes projetos”, afirma a secretária de Cultura, Elisete Farias.
Somando os recursos federais e municipais, o investimento na instalação dos pontos será de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo que cada projeto aprovado receberá R$ 180 mil para desenvolver suas atividades durante o período de três anos.
“Não há nenhum padrão específico para a instalação física dos pontos de cultura, ou seja, as atividades poderão ser desenvolvidas numa casa, numa ONG ou até mesmo num grande centro cultural. O que queremos não é um modelo fechado, mas sim modelos que propiciem atividades culturais”, explica Elisete.
De acordo com a Secretaria de Cultura, a instalação dos pontos deverá contemplar as expressões artísticas em suas várias dimensões, podendo ser desenvolvidas atividades nas áreas de teatro, artes plásticas, literatura, música, cultura digital, entre outros, e no mínimo um deles deverá estar voltado para propostas na área de História e Memória, valorizando assim a cultura local.
Para aqueles que têm interesse em participar, a Secretaria de Cultura estará ministrando oficinas para a elaboração dos projetos com datas que serão divulgadas também no site da Prefeitura. Para mais informações, o telefone de contato é 3381-5907.


Quem pode participar

Pessoas Jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, de natureza cultural: Associações, Sindicatos, Cooperativas, Fundações privadas, Escolas caracterizadas como comunitárias e suas Associações de Pais e Mestres, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS), inscritas no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, com finalidade cultural, há no mínimo 01 (um) ano.
Não podem participar: Pessoas físicas; instituições com fins lucrativos; instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, suas mantenedoras e associações de pais e mestres; fundações e institutos criados ou mantidos por empresas ou grupos de empresas; entidades integrantes do “Sistema S” (Sesc, Senac, Sesi, Senai, Sest, Senat, Sebrae, Senar e outros).

0 comentários:

Postar um comentário