Publicidade

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prefeitura de São José dos Pinhais instala Escola de Saúde









A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Escola de Saúde do município. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São José e a Faculdades Pequeno Príncipe, a Escola irá capacitar e certificar servidores da saúde, lideranças comunitárias e pessoas envolvidas com a saúde do município.
“A criação da Escola da Saúde é uma medida que visa garantir à sociedade são-joseense cada vez mais pessoas preparadas para a gestão da saúde. Temos a preocupação em garantir não só aos servidores, mas a toda a população, um processo de atualização contínua”, afirma o secretário de Saúde, Armando Raggio.
A criação da Escola é uma das ações para implementar o objetivo de propiciar Educação Permanente na área disposto no Plano Municipal de Saúde. Neste momento, a parceria inicia-se com as Faculdades Pequeno Príncipe para os cursos de Humanização, Gestão em Saúde e Educação em Saúde, e a ideia é que mais tarde outras instituições de ensino se tornem parceiras. “Nosso objetivo é implantar o sistema saúde-escola para que o município ganhe autonomia e seja referência na atenção qualificada à saúde”, complementa o secretário.
“Essa parceria vem de encontro à necessidade do município de desenvolver  na rede pública a humanização. Nesses 90 anos de existência, o complexo Pequeno Príncipe adquiriu muita experiência nessa área e hoje é um precursor de ações de humanização. Nos cursos trazemos nossa experiência para junto com a Prefeitura a concretizar ações que possam melhorar o atendimento público da saúde”, explica a diretora geral da faculdade, Patrícia Forte Rauli.



Além dos cursos certificados pela Faculdades Pequeno Príncipe, a Escola de Saúde irá ofertar palestras de atualização em diversos temas, com o objetivo de trazer aos servidores da saúde informações que se agreguem ao dia a dia da população. “Identificamos nos próprios servidores áreas de competência que permitem que possam proferir essas palestras. Além de compartilhar seus conhecimentos, essa é uma forma de valorizar e ampliar a área de trabalho de cada um”, conta a chefe da divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde, Giseli Rodacoski.
Já na próxima semana, um curso de aleitamento materno dá início às atividades ofertadas pela Escola de Saúde, que está disponibilizando 200 vagas para profissionais da rede e lideranças comunitárias. 
ServiçoA Escola de Saúde de São José dos Pinhais irá funcionar no antigo prédio da Secretaria de Saúde, que fica na rua Visconde do Rio Branco, 2905, no Centro da cidade.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sérgio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário