Publicidade

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Diminuição da burocracia com novo sistema motiva abertura de empresas em São José



Sistema permite acompanhamento online de cadastro de empresas de São José dos Pinhais


De 1º de março a 1º de dezembro, 6.304 pessoas solicitaram consulta na Prefeitura de São José dos Pinhais para abrir sua empresa. Mesmo compreendendo um período de nove meses, o número já é 40% superior ao registrado nos anos anteriores, que girava na média de 4.500. O principal motivo que levou esse dado a crescer chama-se icad, o novo sistema online para cadastramento e licença de alvarás no município. Mais do que uma ferramenta cômoda, já que o contribuinte não precisa sair de casa para abrir sua empresa, o icad ainda agiliza a tramitação diminuindo a burocracia. Um empreendimento simples pode ser aberto em cerca de 20 dias, tempo bastante inferior à média nacional, que é de 90 dias.
“Antes todo o processo em São José era manual, como na maioria das cidades no Brasil. A pessoa tinha que ir até a Secretaria de Urbanismo, solicitar a consulta, aguardar a resposta, pegar os papéis, dar entrada nas outras secretarias competentes e por aí vai. Agora tudo é feito online”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt.

O icad é um programa desenvolvido por uma empresa privada e comprado pela Prefeitura de São José. Além de ser um sistema que auxilia na abertura de empresas, ele também tem as opções de encerrar empreendimentos, alterar dados e acompanhar protocolos, tudo pelo computador. No Paraná, o icad implantado em São José é um dos pioneiros. Apenas Colombo e Curitiba implantaram esse sistema antes, sendo que na capital o programa é um pouco diferenciado por ter sido criado por outra companhia.
 
O acesso é simples e pode ser feito de qualquer computador com internet. Basta se cadastrar no programa e ir seguindo o passo a passo de acordo com o que se deseja. Para abrir uma empresa, primeiramente é feito uma consulta dirigida à Secretaria de Urbanismo, que verifica a atividade e o endereço do local a ser aberto. Conforme o ramo podem ser exigidas vistorias ou até mais informações.

Essa primeira fase, segundo o chefe da Divisão de Licenciamento do Urbanismo, Valfrido Pasqualin, é bastante rápida, com uma média de 3 a 5 dias para o pedido ser deferido ou não. “Recebemos cerca de 40 consultas por dia, todas em tempo real. Dependendo da facilidade do pedido e do horário enviado damos andamento em algumas horas”, explica Pasqualin.
Depois o processo passa para a Secretaria de Finanças e na sequência para a Junta Comercial, ambas com protocolo online pelo icad. Os órgãos que podem ocasionalmente ser acionados para fazer vistorias como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, também são acionados eletronicamente.
Outra vantagem é que desde o primeiro momento de tramitação o usuário pode acompanhar como está o protocolo e ainda a cada movimentação feita em seu pedido, ele receberá um aviso por e-mail. “A grande vantagem é que ele não precisa se movimentar para dar andamento ao seu processo”, afirma Valfrido Pasqualin, chefe da Divisão de Licenciamento da Prefeitura.

A taxa que é cobrada pela emissão do alvará também pode ser paga online. Pelo site da Prefeitura o contribuinte tem acesso pelo número do seu protocolo e pode escolher a maneira com que deseja pagar.
 
Silvio Roberto Prestes é contador há 28 anos e acredita que o sistema utilizado em São José é inovador. “É mais prático, mais rápido e mais fácil. Melhorou bastante”, conta ele, que auxiliou na abertura de um pet shop no município que teve o alvará provisório liberado em 22 dias.

O icad tem dado tão certo que outros municípios do Paraná e de Santa Catarina já vieram visitar São José para conhecer o sistema e implantar em suas cidades. “Recebemos muitos elogios. Para eles ter tanta agilidade na retirada de um alvará é quase surreal”, afirma Christian.

Outros benefícios – Além do novo sistema icad, outros benefícios concedidos pela Prefeitura de São José incentivam a abertura de empresas no município. Na área de impostos é possível ter a isenção de ISS por um ano e a postergação por outros três e também a prorrogação do IPTU no primeiro ano. Dependendo do ramo da empresa também pode ser conseguida a isenção da taxa de licenciamento e a concessão no valor de R$ 150 mil em terraplanagem, para igualar o solo de terrenos, no caso de empreendimentos que terão suas sedes construídas.

Foto: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 

0 comentários:

Postar um comentário