Publicidade

sábado, 29 de janeiro de 2011

Morre o escritor Leopoldo Scherner

Leopoldo Scherner (1920-2011) - Foto Revista Pública

Morreu no ultimo dia 27, com 91 anos, o professor, escritor e poeta são-joseense Leopoldo Scherner. O ocupante da cadeira nº05 da Academia de Letras José de Alencar, do Centro de Letras do Paraná, faleceu por derrame cerebral após ficar internado no Hospital Vita, em Curitiba. Em apenas três meses, São José dos Pinhais perdeu outros dois expoentes da Cultura. Dia 20 de outubro do ano passado, um dos fundadores do Museu Municipal Atílio Rocco, Ernani Zétola, morreu aos 89 anos. Ainda em outubro, dia 05, faleceu o jornalista e fotógrafo Sebastião Côrtes, com 91 anos.

Leopoldo Scherner foi reitor do Campus II da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Scherner teve como professores o poeta Manuel Bandeira e o escritor Alceu Amoroso Lima, conhecido com o pseudônimo Tristão de Ataíde.

No ano passado, o poeta foi homenageado em São José dos Pinhais dando nome a um prêmio de literatura da Prefeitura. Anos antes, a sua obra fez parte do enredo do Carnaval de Bonecos.

Leopoldo Scherner publicou vários títulos, entre eles o livro de poemas "O Dia Anterior do Dia da Criação", de 1965, e o livro biográfico "Luís de Camões – a Vida e a Obra", de 1980. Na literatura infantil produziu diversos contos, como “Os Três Reis Magros”. O sepultamento ocorre às 11h de hoje (28), no Cemitério Municipal.


Ernani Zétola
O técnico em Contabilidade, Ernani Zétola, foi o principal colunista social de São José dos Pinhais. Começou a colaborar com a imprensa em 1952, no Correio de São José, primeiro veículo impresso da cidade.

Um ano depois, fundou o Centro Cultural Scharffenberg de Quadros, entidade responsável pelas primeiras exposições regulares e apresentações culturais do município. Em 1977, idealizou e fundou o Museu Municipal Atílio Rocco, sendo diretor do local por muitos anos.


Sebastião Côrtes
Sebastião Souza Côrtes nasceu em Curitiba. No início da década de 40, após concluir os estudos, iniciou trabalhos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - I.B.G.E. na função oficial de Delegado da Seccional Sul. Nos anos 50, foi aprovado em primeiro lugar em concurso público do Tribunal de Contas do Estado, onde atuou até a aposentadoria.

Aposentado e sentindo a necessidade de um jornal local, fundou a Folha de São José, onde acumulava funções de diretor, redator, repórter e fotógrafo.

Como empresário de jornal, em função da necessidade e rapidez das notícias, montou um laboratório fotográfico em casa, onde passava madrugadas entre revelações de filmes e fotografias. Apaixonado desde sempre por fotografias, quando criança construiu sua própria máquina fotográfica.

Nos últimos anos, o principal prêmio de fotografia de São José dos Pinhais, “Premio de Fotografia Sebastião Côrtes”, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, homenageia um responsável pela imprensa moderna em São José dos Pinhais.

O acervo fotográfico do jornalista, preservado pela família, com imagens da cidade desde a década de 50, é um dos principais arquivos culturais do município.



Sebastião Côrtes (1919-2010)

Ernani Zétola (1921-2010) - Foto Revista Pública
Fonte: Pauta SJP

0 comentários:

Postar um comentário