Publicidade

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeitura apresenta à população do Guatupê balanço das ações na região


Moradores do bairro Guatupê participaram da reunião que apresentou as ações da prefeitura na região

A Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais organizou uma reunião, na noite de terça-feira (25), para apresentar à população do grande Guatupê as ações realizadas na região nos últimos dois anos. Foram apresentados também os projetos que serão implantados no local em 2011 e 2012. O encontro reuniu ainda o vice-prefeito, Jairo Melo, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, e diversos representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, entre outras. As ações são desenvolvidas em parceria com o Ministério da Justiça pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) com o projeto Território de Paz.

“A região do grande Guatupê esteve durante muitos anos esquecida pelas autoridades. Nossa gestão deu início a um projeto, em parceria com o governo federal, para levar o desenvolvimento econômico, social e intelectual até os moradores do bairro. Uma das conquistas foi com o policiamento comunitário e a redução de 41% nos homicídios do Jardim Ipê”, disse o prefeito Ivan Rodrigues.

Diversas Secretarias estiveram presentes para mostrar os projetos que serão implantados neste ano

Aproximadamente 50 moradores do bairro participaram da reunião. O presidente do Conselho Comunitário Municipal de Segurança (Comunseg) do Guatupê, Luiz Marcelo Cordeiro, destacou que é importante o contato entre as lideranças locais e o poder público. “Nós sabemos os problemas do bairro e a prefeitura tem o conhecimento técnico para solucioná-los. Por isso é fundamental esta interação”.

Entre as obras realizadas estão a pavimentação das ruas Ieda Solange Ribeiro e Joroslau Sochaski, a ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a aquisição de equipamentos de informática para o Centro da Juventude, a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) A Baba do Passarinho e a implantação da Praça do Jardim Alegria. Para este ano está prevista a conclusão da revitalização da avenida Guatupê, o início das obras da Praça da Juventude, a construção do novo prédio para a Unidade de Saúde do Guatupê, além de outras obras. Na área da cultura, há os microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz que vai selecionar sete projetos de Cultura para desenvolver no bairro.

Secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, falou sobre os investimentos com recursos do projeto Território da Paz, do governo federal.

“Todos os projetos desenvolvidos aqui tiveram recursos oriundos do município e do Ministério da Justiça, por meio do Pronasci. Nosso esforço é no sentido de evitar principalmente que jovens e crianças entrem no mundo da criminalidade”, disse o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.

INVESTIMENTO
O governo federal e a Prefeitura já investiram aproximadamente R$ 4,4 milhões para a instalação do projeto Territórios da Paz em São José dos Pinhais. Além do policiamento reforçado, a cidade recebe incentivos para melhorar a qualidade de vida das pessoas do bairro. A região do grande Guatupê foi a primeira a receber estes recursos.

O projeto Território de Paz articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão qualificada. São mais de 90 ações que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. O objetivo do Território é melhorar a vida das pessoas, reduzir a violência e gerar mais oportunidades de ensino, trabalho e lazer para a comunidade.

São José dos Pinhais foi o 1º território de Paz no Paraná, tendo sido lançado em junho de 2010. Além do policiamento comunitário, outros 11 projetos do Território estão sendo instalados no município:
 
- Gabinete de Gestão Integrada: reúne representantes da sociedade, de governos e da polícia para discutir ações de combate ao crime.

- Mulheres da Paz: incentiva mulheres a construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens expostos à violência.

- Proteja: proteção dos jovens identificados pelo programa Mulheres de Paz (cursos profissionalizantes e oficinas).

- Praça da Juventude: completo local para prática de exercícios.
 
- Justiça Comunitária: lideranças treinadas para a mediação de conflitos.

- Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC): focado na prática de esportes.

- Conselhos Comunitários.

- Compra de equipamentos para a Guarda Municipal.

- Estratégia Saúde da Família (ESF): promoção da saúde básica

- Economia Solidária: incentivo ao empreendedorismo dos moradores.

- Pintando a cidadania: moradores produzirão material esportivo como forma de  aumentar a renda.

- Microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz.

Fotos: João Fernandes
Fonte:Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

4 comentários:

  1. eu morro no jardim alegria , ficarei contente se a obra de pavimentaçao da rua ieda solange fosse logo iniciada pois nao aguentemos mais trafegar pelos imensos burracos k existe ;e tapa buraco n adianta é queimar dinheiro pubrico

    ResponderExcluir
  2. Competente, iniciativa, simpatica...essas são algumas das principais qualidades de Moninha, sem contar as outras as mais... Conhecimento em Jornalismo, bacharelanda em Direito, são pessoas assim com esse conteudo que precisam fazer parte do nosso foro legislativo, pessoas incorruptiveis...Quem faz direito sabe do que eu to falando...Fidelidade é uma das qualidades no qual tenho certeza que ela fara juz...
    Oportunidade é o que ela precisa para provar o que estou falando...
    Meu apoio é seu...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada Pelo Reconhecimento....
    Que Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizar essa iniciativa dos gestores do municipio. O problema da comunidade esta na comunidade e ele so é resolvido quando ela é envolvida e torna se protagonista da mudança.

    ResponderExcluir