Publicidade

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Curso orienta professores em programa municipal de controle de zoonoses

Alunos da rede pública de ensino de São José dos Pinhais vão aprender, dentro da sala de aula, a cuidar melhor dos animais que possuem e a importância de não abandoná-los nas ruas, tornando-se “agentes mirins” de proteção aos animais domésticos, principalmente cães e gatos. Nesta sexta-feira (25), professores da rede municipal de ensino receberam o curso de Capacitação da Rede Municipal ao Programa Ético Canino e Felino, promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais.

O projeto tem por objetivo orientar professores e alunos sobre Guarda responsável, Bem-estar Animal e Zoonoses. No curso, ministrado através de parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), os professores tiveram acesso a uma cartilha, elaborada pela UFPR, sobre os temas ministrados no curso e que irá auxiliá-los na elaboração das aulas.

Além disso, durante a capacitação, foi apresentado aos professores o mascote da campanha, o cachorro “Pelucho”, que teve sua imagem digitalizada e irá guiar os alunos nas ações desenvolvidas durante o ano. “O mascote faz com que as crianças se interessem pelos temas e aprendam melhor, sensibilizando-se quanto à necessidade de cuidar bem dos animais e cobrando os pais, também, o cuidado com as doenças e a saúde do bichinho que têm em casa”, explica Dariane Cataplan, médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ao longo deste primeiro semestre do ano – nos meses de março, maio e abril – serão realizadas três ações educativas, na rede pública municipal, para a conscientização dos alunos: distribuição da cartilha da UFPR, peça teatral e vídeo apresentando os três temas trabalhados. Em junho acontecerá o concurso “Veterinário Mirim”, onde os alunos trabalharão os temas Guarda Responsável, Bem-estar Animal e Zoonoses através de desenhos ou redações (o processo seletivo ainda não está definido). O material produzido pelos alunos será editado em livro, para comemoração do Dia do Veterinário, em 09 de setembro.

Segundo Camila Martins, estudante do Programa de Extensão em Controle de Zoonoses em Curitiba e Região Metropolitana da UFPR e responsável por ministrar a capacitação aos professores da rede municipal, o trabalho em parceria com as secretarias municipais e prefeituras é muito importante para a Universidade e é uma forma de garantir a mobilização popular, social e governamental. “Trazer isso aos professores é muito importante, pois a informação chega diretamente às crianças e jovens e eles são uma ferramenta fundamental de fomento aos temas apresentados”, conclui.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário