Publicidade

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

São José dos Pinhais terá primeira Comissão de Ética Médica do Paraná



A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais implantou mais uma inovação em sua estrutura: é a primeira do Estado a contar com comissões de ética voltadas para profissionais da área da saúde que trabalham na rede municipal como médicos, psicólogos, biólogos e fonoaudiólogos. “No caso da Comissão de Ética Médica, sua função principal é opinar, educar e fiscalizar o desempenho ético da Medicina, seja em hospitais ou unidades de saúde. Na prática elas orientarão o exercício das atividades ligadas à saúde, e também darão especial atenção aos profissionais de Medicina. A intenção é aumentar a qualidade no atendimento aos pacientes”, explica o secretário da pasta, Armando Raggio. 

Os trabalhos da área médica serão permeados pelo novo Código de Ética Médica, que foi elaborado com a participação da sociedade brasileira por meio de consulta pública, reunindo contribuições de quase três mil médicos e não-médicos. “Com esse instrumento em mãos, o trabalho da Comissão também será de disseminar a informação. Através de discussões em grupos, será possível minimizar o erro, pois a ação será conjunta e poderá até prevenir um processo, por exemplo”, diz a representante do Conselho Federal de Medicina, Lisete Rosa e Silva Benzoni, presente na cerimônia.

A implantação da Comissão de Ética também ajudará a focar o atendimento nas necessidades individuais de cada paciente. “Na formação clássica, os médicos aprendem a determinar o que é bom para o paciente. O novo Código de Ética também coloca o paciente como capaz de decidir o que é melhor pra ele: um ser autônomo. Ou seja, fomenta o diálogo, que é uma das funções da Comissão de Ética. Com isso, espera-se um maior entendimento entre todas as partes, desde a instituição, um hospital, por exemplo, ao paciente que está ali buscando atendimento”, ressalta o secretário.

Até o final do semestre, serão empossados membros de outras comissões que prestam serviços à Secretaria de Saúde, como: assistência social, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e nutrição.

 


A representante do Conselho Federal de Medicina, Lisete Benzoni, acredita que as comissões possam contribuir para menor incidência de erros médicos

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário