Publicidade

sexta-feira, 29 de abril de 2011

São José prepara Dia D da vacinação contra a gripe




Posto de vacinação na Unidade de Saúde Borda do Campo

Neste sábado (30), acontece em São José dos Pinhais o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. Durante este dia, as ações serão ampliadas e haverá intensificação da campanha, que teve início em 25 de abril e vai até 13 de maio. Este ano serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde que fazem atendimento direto à população, crianças na faixa etária entre 6 meses e 2 anos, gestantes e povos indígenas.
De acordo com Alessandra Caron, chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a meta do município para a campanha toda, incluindo todos os grupos que serão vacinados, é de 80% ou, aproximadamente, 25 mil pessoas. “Desde o início da campanha, já vacinamos mais de 5 mil pessoas, atingindo 20% da nossa meta”, afirma Alessandra. Durante o Dia D a expectativa é de que este número se torne bem maior.
Rutie Rodrigues, de 68 anos, é moradora da Borda do Campo e esta semana esteve presente na unidade de saúde do bairro para receber a vacina. Como ela, Valdir Veza, de 64 anos, também morador da região, compareceu à unidade e aprova a campanha. “É o quarto ano que eu tomo a vacina e é muito bom, realmente funciona. A campanha também está bastante organizada”, contou.


Valdir Veza, morador da Borda do Campo, recebendo a vacina

A vacinação é em dose única, com exceção das crianças, que receberão a vacina em duas doses. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda após 30 dias. Além disso, a imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação prévia ou alergia ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações graves a doses anteriores.

Para o Dia D da vacinação, todas as unidades de saúde de São José estarão abertas, atendendo à população. Além das unidades, alguns serviços especializados, como a Policlínica e o CIAC (Centro Integral de Atendimento à Criança) também irão atender neste sábado.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário