Publicidade

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Colônia Castelhanos tem as duas estradas de acesso liberadas pela Prefeitura

 Estrada principal, de 17 km, foi totalmente recuperada

O acesso à Colônia Castelhanos, em São José dos Pinhais, está funcionando normalmente. Após as fortes chuvas no mês de março, que castigaram a região e também o Litoral paranaense, a Prefeitura intensificou os trabalhos para recuperar as estradas que levam à localidade. Aproximadamente 30 barreiras caíram na estrada e o acesso ficou interditado por alguns dias.


Neste período todo, equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Agricultura e Obras Públicas fizeram mutirão para ajudar a população. “Muita coisa estava comprometida e o acesso era complicado. Íamos até Castelhanos todos os dias para ajudar as equipes de trabalho e principalmente os moradores. Após todas as dificuldades hoje temos as duas estradas liberadas”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Márcio Pereira.


A estrada principal, que tem 17 km de extensão, foi a primeira a ser totalmente liberada. Além disso, as equipes da Prefeitura recuperaram 15 km da estrada antiga, que possui um total de 40 km, garantindo um acesso secundário, caso novas chuvas atinjam a região. Localizada a aproximadamente 70 km do centro da cidade, a Colônia Castelhanos possui cerca de 400 moradores e tem como principal atividade o cultivo da banana.


Durante mais de quatro meses, nove máquinas, cinco caminhões e 17 pessoas trabalharam na recuperação da área. Mais de 8 mil metros cúbicos de saibro foram colocados nas estradas e nos acessos às propriedades do Castelhanos. Além disso, aproximadamente 250 metros de bueiros foram instalados na região. Neste período, todas as máquinas colocadas ali somaram mais de 800 horas de trabalho.

Estrada antiga, de 40 km, funciona como um acesso secundário ao local

“Poderíamos ter procurado algum recurso estadual, mas a situação era muito precária e a comunidade precisava que agíssemos logo. Além da dificuldade de locomoção, os moradores precisavam escoar a produção de banana. Hoje a comunidade da Colônia Castelhanos vive um momento de tranquilidade pela rápida ação da Prefeitura”, afirma o secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Nivaldo Carneiro.


A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento colaborou na recuperação da colônia realizando pequenas obras dentro das propriedades. “Prestamos o serviço para os agricultores que necessitavam de ajuda. E com essa melhoria das estradas, hoje podemos incluir oito toneladas de bananas por semana dentro dos programas da secretaria”, explica o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona.

Cultivo da banana é a principal atividade de produtores da região

Para o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel), João Luiz Mikosz, o trabalho da Prefeitura foi fundamental para a região. “Ficamos ilhados e precisávamos da estrada para liberar a nossa produção de banana. Fomos atendidos de imediato pela Prefeitura, que trabalhou para nos ajudar”. Mikosz ressaltou ainda a melhora das condições nos acessos à colônia. “As estradas estavam em situação precária. Mas após as chuvas e as recuperações feitas, temos uma condição muito melhor”, concluiu.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sergio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário