Publicidade

sábado, 30 de julho de 2011

Conselhos Tutelares de SJP recebem novos veículos e equipamentos de informática




128 municípios foram beneficiados com o repasse de mais de R$3 milhões para os Conselhos Tutelares


São José dos Pinhais foi um dos municípios paranaenses beneficiados pelo repasse de mais de R$ 3 milhões por parte do governo do Estado aos Conselhos Tutelares, para aquisição de novos veículos e equipamentos de informática. O prefeito Ivan Rodrigues participou da cerimônia de assinatura dos convênios, nesta sexta-feira (29), no Palácio das Araucárias.


A quantidade de equipamentos e veículos disponibilizados depende do tamanho do município e do número de Conselhos Tutelares. Em 2010, São José dos Pinhais já havia recebido seis novos computadores para a utilização nos Conselhos. Nesse ano, além de mais seis computadores, a cidade está recebendo dois veículos para estas entidades.


“O nosso município possui dois Conselhos Tutelares, um na região do Afonso Pena e outro no Centro. As melhorias para a agilidade do trabalho dos profissionais que atuam nesses locais são de extrema importância. Eles têm como função primordial fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizando o primeiro contato com a criança quando há violação de direitos. Por isso devem estar à disposição deles equipamentos de trabalho adequados”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues.


“As crianças devem ter atenção especial das administrações municipais, pois a proteção é necessária para que tenham um desenvolvimento saudável. Fico satisfeito em detectar que a presença dos prefeitos de diferentes locais, em ocasiões como esta, tem se tornado cada vez mais constante. Isso comprova a proximidade e fortalecimento dos laços das cidades com o Estado”, disse o governador do Estado, Beto Richa
Esse é o segundo lote de recursos liberados com o objetivo de reestruturar as unidades e fortalecer a defesa dos direitos da criança e do adolescente. A meta do governo estadual é que até final de agosto todos os 413 conselhos de 399 municípios sejam contemplados. “Além de disponibilizar esses recursos aos municípios, a nossa equipe irá atender, acompanhar e monitorar o trabalho dos Conselhos”, enfatiza a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.


Conselhos em São José dos Pinhais
Melhorias nas estruturas dos Conselhos, aproximação da Secretaria Municipal de Assistência Social e o trabalho em conjunto com a Guarda Municipal são alguns dos aspectos que estão contribuindo na parceria dos cidadãos com os conselheiros. “Atualmente estão sendo oferecidos mais mecanismos que ajudam a tornar as ações eficientes, como por exemplo, a inserção de psicólogos e assistentes sociais em diversos locais da rede, como as Unidades de Saúde e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Leone Leal.


Com a compra de equipamentos de informática, as unidades poderão aprimorar as estruturas de trabalho e implantar o Sipia-Web (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), programa que permite o registro de denúncias pela internet e cria um banco de dados unificado com todo o Estado.


Foto: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário