Publicidade

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Programa de Sanidade Animal visa controlar zoonoses em São José dos Pinhais

Prevenir e organizar o combate às enfermidades dos animais são os principais objetivos do Programa de Sanidade Animal, que virou lei em São José dos Pinhais. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Lei 1.816/2011, que cria o Programa, busca também controlar as zoonoses e epizootias (doenças contagiosas que atingem um grande número de animais), além de tentar diminuir os casos de tuberculose e brucelose.


O meio de reduzir a incidência de doenças nos animais será principalmente a prevenção, através das vacinas e realização de exames na área rural do município. O controle de doenças como raiva e febre aftosa são os principais focos do Programa. Esses cuidados na criação são fundamentais para o controle sanitário em São José dos Pinhais, evitando também a transmissão para seres humanos.

“É importante que o produtor entenda sua responsabilidade, para a maior eficiência da lei. Existem vacinas obrigatórias como a febre aftosa e a brucelose, mas só saberemos da existência dos animais se informados pelo produtor”, afirma a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Ana Maria Araújo Barbosa. 


Produtores têm grande importância no combate às doenças animais, auxiliando nas vacinas preventivas


Os produtores do município podem adquirir gratuitamente as vacinas contra a raiva e febre aftosa na própria Secretaria, ou nos pontos de distribuição durante as campanhas de vacinação na área rural. A vacina contra a febre aftosa é distribuída nos meses de maio e novembro, e é obrigatória. Já a vacina contra a raiva é distribuída durante o mês de agosto e deve ser aplicada em sete espécies de mamíferos (bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, caninos e felinos).

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Pedro Persegona, esta lei representa um avanço sanitário para o município, seja do ponto de vista econômico, com o controle da febre aftosa, ou como o controle de doenças graves, como a raiva, brucelose e tuberculose, presentes em inúmeros municípios.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Foto: João Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário