Publicidade

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SJP terá delegacia padrão e outras três unidades reformadas

Delegado Gil Tesseroli, Delegado Dib, secretário Marcelo Jugend, Vereador Onildo, José Carlos Mendes e Cel. Tortato

O delegado-geral adjunto da Divisão Metropolitana da Capital da Polícia Civil, Alfredo Dib Júnior, anunciou oficialmente na noite desta quarta-feira (28), a construção de uma delegacia padrão 3 em São José dos Pinhais, cuja obra será iniciada em 2012. O anúncio ocorreu durante a reunião mensal, na Câmara de Vereadores, entre a secretaria municipal de Segurança de São José dos Pinhais e os Conselhos Comunitários de Segurança (Comunsegs), encontro consolidado pelo prefeito Ivan Rodrigues.

O padrão 3 é o mais completo dos três padrões que o Estado está destinando aos municípios, contendo divisões especiais para cada atividade da delegacia.

Além da nova delegacia, o delegado anunciou também que as delegacias da Borda do Campo e Planta São Marcos e Aeroporto serão reformadas e revitalizadas, e a do Aeroporto, reativada.

Cel. Tortato

Participaram ainda do encontro o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Maurício Tortato, que é membro nato junto aos Comunsegs e participa mensalmente dos encontros, o delegado da Polícia Civil no município, Gil Rocha Tesseroli, o vereador Onildo Francisco dos Santos, representando o Legislativo municipal, José Carlos Mendes, da diretoria de Relações com a Comunidade, e Daniela Ferraz, da secretaria municipal de Governo.

Ao anunciar São José dos Pinhais como contemplado pela nova unidade de delegacia, o delegado Dib destacou a importância das articulações políticas do município no pleito desse equipamento de segurança, bem como a relação estreita que se consolida entre as polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal e os Comunsegs. “A construção dessa nova delegacia é um marco no que se refere ao planejamento de Segurança Pública para São José dos Pinhais. E pelo porte do Município, vai receber o chamado padrão 3, que é o de maior capacidade operacional”, disse o delegado.

O Delegado Dib apresentou o projeto da nova delegacia, explicando a necessidade de existirem ambientes separados para cada setor, para que, segundo ele, as pessoas sejam acolhidas com respeito e dignidade quando precisarem de qualquer tipo de procedimento. “Queremos proporcionar não só uma estrutura física adequada, mas um atendimento profissional. Hoje as pessoas ficam constrangidas por terem que entrar numa delegacia. Mas este deve ser um serviço público como qualquer outro, que não signifique uma vergonha ter que entrar e solicitar uma orientação ou fazer um encaminhamento”, conclui.

Para o secretário Marcelo Jugend, a interação que vem ocorrendo entre o Estado, o município e a comunidade, através dos Comunsegs, é a principal coluna que pode apoiar de fato as políticas públicas de segurança. “Como já disse o delegado Dib, a palavra pela qual precisamos primar é acolhimento. Mas não foi sempre assim. E através do acolhimento, recebemos as diversas contribuições, tanto dos governos parceiros como da comunidade, como é o caso dos mais de 30 Comunsegs que aqui estamos consolidando, fazendo com que a população tenha uma relação estreita com as autoridades policiais”, complementa o secretário.

O Cel. Maurício Tortato enfatizou que São José dos Pinhais tem sido um município ativo no enfrentamento à criminalidade e vem ganhando atenção especial por parte do Estado. “Prova disto é o envio de 90 novos alunos soldados para o nosso batalhão, que dentro de 30 dias já estarão em condições de fazer o policiamento ostensivo, além do da criação do 6º Comando Regional que será aqui, e o novo batalhão metropolitano Norte e Sul, que vai possibilitar a divisão do trabalho”, anunciou Tortato, reforçando também a integração que vem ocorrendo entre as estruturas do município (Guarda Municipal e Comunsegs), assim como com a Polícia Civil. “Estamos agindo de maneira proativa e integrada. Tanto que nesta quinta-feira, teremos mais uma operação integrada da Polícia Militar e Guarda Municipal”, completa o comandante.

Os presidentes e membros dos Comunsegs tiveram a palavra e puderam fazer perguntas relacionada à segurança pública, tirando dúvidas, dando sugestões e também agradecendo pela atenção do Estado para com os pedidos constantes dos gestores municipais por mais instrumentos e condições de trabalho em benefício da segurança

Jacir Antônio dos Santos Ferreira, presidente do Comunseg do Córrego Fundo, disse que a vinda de mais uma delegacia é uma necessidade. “Melhor seria se não precisássemos, mas além disso a estrutura das delegacias e o atendimento precisam realmente ser melhorados”, afirma.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sílvio Ramos 

0 comentários:

Postar um comentário