Publicidade

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeito visita famílias que seriam despejadas no Jardim Marambaia

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, visitou as 37 famílias que haviam sido informadas que deveriam deixar as suas casas, no Jardim Marambaia, no Guatupê. No início de outubro, os moradores receberam a ordem de uma liminar que determinava a reintegração de posse, deferida em favor dos proprietários das terras onde estão instalados. A Prefeitura municipal, entretanto, conseguiu suspender temporariamente o cumprimento desta liminar, evitando assim o despejo.

O prefeito Ivan Rodrigues visitou as famílias na noite da última quarta-feira (26), para reafirmar o compromisso da Prefeitura de São José dos Pinhais em intervir na ação e evitar que as mais de 150 pessoas fiquem sem residência. A manutenção destas famílias em suas casas atende a um pedido feito à Procuradora Geral do Município pelo prefeito, que considera a ação de despejo muito traumática.

Prefeito Ivan Rodrigues fala para moradores do Marambaia

O prefeito ressalta que ação mostra o interesse do poder público em ajudar, o compromisso da prefeitura em assumir a responsabilidade. “Acreditamos que esta ação é uma obrigação do poder público. Nossa postura é sempre a de buscar soluções para os problemas da situação, não importa se não somos nós os causadores”, completa o prefeito.

Para o morador e líder comunitário da região há cinco anos, Gildo Martins de Lima, a visita das autoridades e a suspensão da liminar tranquilizaram as famílias. “A liminar pedia que a reintegração de posse fosse imediata e todos nós ficamos muito preocupados, pois muitos não têm para onde ir”, afirma. Para Gildo, agora as famílias podem dormir tranquilas sem o medo de serem despejadas de suas casas.

Secretário de Habitação, Loester Vargas, deputado Professor Lemos e Ivan Rodrigues

O secretário municipal de Habitação, Loester Vargas, lembra que o caso dos moradores do Marambaia era acompanhado pela secretaria há algum tempo. “Este problema é antigo, mas nenhuma gestão anterior teve o envolvimento e comprometimento que estamos mostrando”, completa.

Presente na ocasião, o deputado estadual Professor Lemos parabenizou a disposição da comunidade em se organizar. “Quando nos procuraram, já havia a ordem de despejo, mas pelo que conheço do prefeito Ivan Rodrigues, ele é muito sensível a questões sociais e não deixaria esse problema de lado. Este é um debate social, e a prefeitura vai fazer parte”, explica o deputado.

Ivan Rodrigues cumprimenta lideranças comunitárias do Marambaia

Neste período, a Prefeitura estudará a melhor forma de atender as famílias do Jardim Marambaia. O município reconhece os direitos do proprietário, mas com o auxílio da Secretaria Municipal de Habitação, ajudará a resguardar o direito à moradia destas famílias, evitando que uma grande quantidade de pessoas fique na rua. 

Além de impedir o despejo, o prefeito Ivan Rodrigues estuda ainda a possibilidade de desapropriação de parte da área para assentar os moradores que se enquadram nos critérios de projetos sociais de habitação do município, como o Minha Casa Minha Vida, executado em parceria com o governo federal.

Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário