Publicidade

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeitura forma grupos de doceiros na Economia Solidária

Gestores, instrutores e grupo de alunas do curso de Economia solidária, no Lar Mãe Maria

Os cursos de Confecção de Doces e Confeitaria, ministrado no Lar Mãe Maria, na Borda do Campo, e Gestão de Trabalho em Grupo, ministrado na própria secretaria municipal de Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, possibilitaram que mais 40 pessoas se preparem para criar produtos qualificados, dentro do Programa Economia Solidária, gerido pela Prefeitura Municipal.

De acordo com Andressa Veiga, representante do Economia Solidária junto à secretaria, o Lar Mãe Maria cedeu espaço e acolheu a comunidade, para que um grupo de interessados em aprender a preparar alimentos tivessem a primeira etapa do curso. “A formação, porém, é contínua e na sequência os alunos terão o aprendizado da parte teórica e conceitual do que é a economia solidária, aprendendo a parte financeira que envolve investimento e divisão da renda obtida, além de Gestão de Trabalho em Grupo e certificação dos produtos”, destaca Andressa.

Andressa explica ainda que a secretaria de Trabalho e Emprego publicou um edital de chamamento público para cadastro dos interessados em comercializar seus produtos alimentícios, dentro dos princípios do Programa Economia Solidária, para alguns pontos de comércio da cidade. Ela observa que é uma oportunidade importante, pois tendo um local fixo para atender cria-se vínculo e aqueles consumidores que têm preferência por determinados produtos passam a saber onde encontrá-los.


Para a aluna Lindamar Cayret de Souza, o curso teve grande importância porque hoje ela só trabalha como dona de casa, mas tinha muita vontade de aprender a confeccionar produtos para obter renda e ainda exercer uma função que a satisfaça profissionalmente. “Quero aprender direitinho para continuar no grupo. Aqui a gente faz parceria com os colegas e é muito boa a amizade e convivência”, completa dona Lindamar.

Para o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, apoiar a Economia Solidária é uma forma alternativa de desenvolvimento e fortalecimento de grupo que tem como princípios a autogestão, democracia, cooperação, solidariedade e respeito aos ecossistemas. "O programa acolhe pessoas que estão à margem do mercado formal de trabalho por falta de oportunidades e fornece a capacitação e as ferramentas necessárias para possibilitar seu sustento e de sua família", explica o secretário.

A secretaria municipal de Trabalho e Emprego oferece permanentemente cursos voltados para todas as fases de aprendizado em Economia Solidária. As pessoas interessadas podem preencher cadastro para o curso de seu interesse; a cada fechamento de turma, se inicia um novo curso. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3283 6800 ou diretamente na secretaria, na Av. Rui Barbosa, 9.244, Centro de São José dos Pinhais.

Fotos: Renata Sciammarella
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário