Publicidade

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conheça seu bairro: Rio Pequeno

No século XIX, as terras do Rio Pequeno estavam distribuídas entre poucos proprietários. Nesse período, a região era conhecida como Fazendinha. Na década de 1920 os imigrantes europeus chegaram no local, dedicando-se especificamente a agricultura de subsistência.

Assim como em outras colônias, a produção era levada para Curitiba, onde existia o comércio. Ovos, galinhas, queijo, requeijão, milho e feijão eram os principais itens a ser vendidos.

Festa do Morango movimenta a economia no bairro.

A década de 1930 foi marcante para a população do Rio Pequeno, devido o início da produção de morango no local. O produto passou a ser o diferencial da colônia no município. Em pouco tempo, os não – imigrantes também começaram a comercializar o morango.

Em 1960 a produção da fruta atingiu uma larga escala. Para organizar essa situação, a Comopar – Cooperativa de Produtos de Morango do Paraná, foi criada, tornando-se a maior produtora do estado. Cerca de 500 mil quilos de morango eram produzidos por ano.

Capela Nossa Senhora de Fátima.

Em 1953, os imigrantes, geralmente muito religiosos, tiveram a ideia de construir uma nova capela , já que a capela de Santa Ana e São Joaquim estavam sem condições de receber os fiéis. Nesse período, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, passou por São José dos Pinhais. Pela fé e emoção que a santa representava, todos concordaram que a capela seria dedica a Virgem de Fátima. 

No dia 14 de fevereiro de 1954, foi realizada uma grandiosa festa para celebrar a primeira missa na nova Igreja. Após a procissão e a missa, seguiram os festejos com almoço, churrasco, roleta, leilões, música, e a venda de café e bebidas. 

Nos anos 70, a capela Nossa Senhora de Fátima estava precisando de uma reforma, além de pequena, a capela era de madeira e estava com a estrutura abalada. Os moradores do Rio Pequeno decidiram realizar uma festa, onde o dinheiro arrecadado com a venda do morango seria revertido para a obra.

Com o sucesso do evento, a Festa do Morango passou a ser realizada anualmente. Em 2011, foi realizada a 41ª edição do evento, com participação de aproximadamente 15 mil pessoas.

Atualmente, São José dos Pinhais continua sendo um dos principais produtores de morango no estado, a cidade produz anualmente, mais de 2 toneladas da fruta, o que representa 14% da produção no Paraná.

Localização do bairro em São José dos Pinhais.

O bairro Rio Pequeno está localizado entre os bairros: Academia, Roseira de São Sebastião, Jurema, Aviação, Iná, Quissisana além do Aeroporto Afonso Pena. Com uma área de 5.532 m², possui atualmente: unidade de saúde, ginásio de esportes, além de uma escola estadual e uma municipal.

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário