Publicidade

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Produtores da Agricultura Familiar fornecem alimentos para a merenda escolar em SJP

COPASOL e COOCASTEL, cooperativas da Agricultura Familiar de São José dos Pinhais entregam frutas e hortaliças para a merenda escolar

Todos os dias, cerca de 30 mil refeições são oferecidas às crianças nas Escolas Públicas e Centros Municipais de Educação Infantil de São José dos Pinhais. Duas cooperativas da Agricultura Familiar do município são responsáveis por entregar hortaliças e frutas às empresas terceirizadas que fornecem a merenda escolar.

A merenda das escolas da rede pública de ensino passou a ser preparada por empresa terceirizada contratada por licitação pública há sete anos, e a dos CMEIs há um ano e meio. Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação, que também fiscalizam os serviços prestados pelas empresas. Isso garante que os estudantes tenham acesso a uma refeição equilibrada em nutrientes e balanceada, com frutas e verduras fresquinhas.

Todas as segundas-feiras as nutricionistas da Secretaria de Educação acompanham a entrega das frutas e verduras realizada pelas cooperativas COPASOL e COOCASTEL, nas empresas terceirizadas, verificando a qualidade e o peso dos produtos. 

Nutricionistas da Secretaria de Educação acompanham a entrega dos alimentos 

Há cerca de um mês, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, passou a adquirir hortaliças e frutas para a merenda escolar através de Cooperativas da Agricultura Familiar do município. De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Jandir Alexandro Anghinoni, o município é um dos primeiros a trabalhar em parceira com empresas terceirizadas. “A Prefeitura adquire os gêneros alimentícios e a empresa terceirizada faz o processo de separação e preparo da alimentação, bem como a entrega da merenda já pronta nas unidades de ensino”.

A compra é realizada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE) que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cumprindo a lei federal nº. 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE devem ser utilizados na compra direta da Agricultura Familiar local. 

“Além de garantir produtos frescos e saudáveis para os nossos alunos, a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar garante também a valorização das pequenas propriedades, incentivando o crescimento desses produtores”, ressalta a secretária de Educação, Tânia Galvão.

Verduras fresquinhas garantem uma refeição equilibrada para alunos da rede pública de ensino

“Os produtores estão satisfeitos, pois a entrega é garantida”, destaca João Mikus, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos – COOCASTEL. Para ele, fornecer produtos para a merenda escolar foi uma grande conquista das cooperativas. A COPASSOL - Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais, também entrega gêneros alimentícios para a merenda escolar. A aquisição de produtos das cooperativas também movimenta a economia local. 

A Secretaria de Educação está elaborando um novo chamamento público para agregar mais produtores e ampliar o número de produtos oferecidos.

Cooperativas – As cooperativas da cidade são pioneiras na comercialização de produtos destinados à merenda escolar. Além de fornecer para São José dos Pinhais, as cooperativas são-joseenses fornecem ainda gêneros alimentícios utilizados nas merendas de vários outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba, como: Colombo, Piraquara, Fazenda Rio Grande e Mandirituba. 

As cooperativas atendem também o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, pelo qual os produtos são destinados para 34 instituições filantrópicas de São José dos Pinhais e para o restaurante popular, em Curitiba.

De acordo com Anghinoni, o trabalho de organizar as cooperativas do município começou em 2010 e já gerou mais de R$ 2,5 milhões de contratos por ano. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, as cooperativas são uma forma de estímulo aos pequenos produtores, uma vez que a “definição dos preços é praticada dentro de uma tabela de política de preço mínimo”.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário