Publicidade

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Conheça seu bairro: Colônia Marcelino

Os primeiros habitantes, oriundos da Colônia Castelhanos, estabeleceram-se na Colônia Marcelino em 1897. Um cruzeiro foi construído em 1899 para oficializar este ato. O nome do local foi escolhido para homenagear o ex-proprietário da totalidade de terras da colônia, o coronel Marcelino José Nogueira. 

Colônia Marcelino está localizada há 35 km do centro de São José dos Pinhais.

Marcelino foi um dos primeiro comerciantes da região do Campo Largo da Roseira. Negociante, vendia mantimentos “fiado” e os pequenos colonos, não tendo como pagar as dívidas, eram obrigados a entregar suas terras. Em 1890, cansado, o coronel facilitou a venda de suas terras aos imigrantes e descendentes de ucranianos e poloneses.

Região possui duas igrejas católicas, uma de rito católico-latino e outra de ucraniano

Os ucranianos, assim como a maioria dos imigrantes, buscavam no meio agrícola o desenvolvimento da região. Prova do sucesso aconteceu em 1994, quando a Colônia Marcelino produziu 60 toneladas de camomila, tornado São José dos Pinhais, o segundo produtor nacional. Batata-salsa, pimentão, trigo também são produtos de alta produção no local.

Educandário Sagrado Coração de Maria.

A tradicional Festa do Trigo é realizada para agradecer à boa colheita. Realizada por descendentes de ucranianos no mês de janeiro, busca preservar os costumes do país de origem. Na ocasião, a população têm oportunidade de saborear alguns pratos típicos como kutiá (um preparado de grãos de trigo), perohê (pastel cozido) e holuptsi (charuto), além das comidas tradicionais, como o pão caseiro e o churrasco. Durante a festa também são comercializadas peças do artesanato típico ucraniano, como pêssanka, louças e bordados. 

As diferenças culturais são notórias na região, duas igrejas católicas estão presentes, uma de rito católico-latino e outra de ucraniano, porém as duas unem-se nas procissões de Corpus Christi ou em outras celebrações importantes como a Páscoa e o Natal. Existem também dois cemitérios, um para os descendentes de ucranianos e outro para os demais.

Região pode ser acessada pela BR-116 ou pela BR-376.

Os poloneses também possuem relevância no desenvolvimento da Colônia Marcelino. No início do século, o Sr. Albert Inkot e sua família mantinham o maior moinho de trigo e centeio da região. Na mesma época, o Sr. João Buiar fabricava móveis e instrumentos musicais. A fábrica funcionou até 1948 e depois foi transformada pelos filhos em bar, em funcionamento até os dias de hoje. O bar e mercearia Buiar é o mais antigo do local.

A Colônia Marcelino está localizada há 35 Km do centro de São José dos Pinhais, podendo chegar pela BR-376 (Campo Largo da Roseira), ou pela BR-116. Faz divisa com as localidades de Campestre, Faxina, Espigão, Rio Abaixo, Queimadas, Retiro e Matos, e com o município de Mandirituba. Possui uma área de 2.642.600 m2.

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário