Publicidade

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Drama das enchentes é superado com revitalização do Rio Ressaca

As casas definitivas onde morarão as 36 famílias serão entregues em fevereiro de 2012

Segurança, conforto e bem-estar são conceitos que as famílias que moravam às margens do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais, não conheciam. Medo e insegurança com a chegada das chuvas eram constantes, pois a cada enxurrada móveis, roupas e utensílios em geral eram perdidos. Essa realidade está sendo mudada com a revitalização do Rio Ressaca, obra realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, obtidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais e com contrapartida do município.

O projeto do Ressaca, orçado em R$38 milhões e que abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do rio, foi dividido em três fases. A primeira está com 45% das obras concluídas, com macrodrenagem pronta, início do plantio de grama nas margens e remanejamento da rede de esgoto. Além da retirada das famílias em áreas de risco, o programa tem como objetivos o controle das enchentes e resolução do problema de poluição do rio.

Neste primeiro trecho, que vai do Portal de São José dos Pinhais até a Avenida Rui Barbosa, todas as famílias já foram retiradas do local ou estão sendo encaminhadas para uma casa adequada, antes mesmo da conclusão das obras desta fase, que está prevista para o primeiro semestre de 2012.

São 36 famílias que já estão instaladas em um local apropriado ou em processo de encaminhamento. Para que as famílias pudessem sair da área de risco antes das casas definitivas ficarem prontas, foi instituído o aluguel social, um benefício mensal no valor de R$ 500 pelo período de um ano.

Antes da retirada das famílias das margens do rio, a Prefeitura realizou uma pesquisa para desenhar o perfil destes moradores. Informações sobre documentos necessários para dar entrada à aposentadoria, encaminhamentos às escolas e às vagas de empregos foram repassadas às famílias durante este trabalho.

Além deste diagnóstico, a Prefeitura, também faz ações de educação socioambiental com aquelas famílias que continuarão a morar nos arredores do futuro Parque Linear Urbano do Ressaca. A ação foi dividida em quatro módulos, com os seguintes temas: infraestrutura do espaço; segurança alimentar e nutricional; separação do lixo e coleta seletiva; e trabalho e geração de renda.

Neste último trabalho, os moradores serão encaminhados à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego para serem orientadas quanto aos serviços prestados pela área. Esse trabalho será realizado em todos os trechos da obra.

Clique aqui e confira os resultados que as equipes da Prefeitura conseguiram por meio dos quatro módulos aplicados à população da região.

Parque Linear

No local onde as famílias foram retiradas está sendo construído o Parque Linear do Rio Ressaca, que conta já na primeira etapa do projeto com o parque mínimo, englobando grama, ciclovia e iluminação. Logo após o trabalho do quarto módulo com as famílias e também quando as famílias estiverem acomodadas em suas casas definitivas, a Prefeitura de São José dos Pinhais desenvolverá ações educativas voltadas ao fortalecimento comunitário, à educação patrimonial, ambiental e sanitária com o objetivo de alcançar melhorias nas condições de habitabilidade e de qualidade de vida da população envolvida, sem influência do poder público.

“As casas das famílias reassentadas serão entregues até o final do mês de fevereiro. São casas de boa qualidade, localizadas em boas regiões e com total infraestrutura à população. A Prefeitura não mediu esforços em proporcionar um local digno de moradia e inserção na sociedade dessas pessoas”, destaca o secretário municipal de Habitação, Loester Vargas.

A elaboração do projeto do Rio Ressaca e a execução da obra conta com a organização da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias Municipais, da CJK – desenvolvimento social em gestão empresarial, executora do projeto socioambiental, da PJJ – gerenciadora do projeto onde envolve a bacia do Ressaca, do Espaço e Vida que cuida da execução do projeto no reassentamento e da SIAL - construtora que está executando a obra.

Para que o projeto e sua execução sejam monitorados e acompanhados de forma adequada foi formado o grupo de acompanhamento comunitário constituído por pessoas da região. Além disso, foi criado também o grupo gestor da bacia constituído pela sociedade civil e poder público com o intuito da preservação ambiental da bacia, que já funciona há um ano.

Histórias das famílias reassentadas

As famílias retiradas do primeiro trecho e as que se encontram em situação de risco do 2º e 3º trechos serão realocadas para os bairros Moradias Holtman, Parque São José e Vale Verde. As novas casas terão área de 39 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.


A família de Sueli Terezinha Mattoso, de 50 anos, já deixou as margens do Rio Ressaca e está morando em uma nova casa alugada, aguardando a casa definitiva ficar pronta. “Tenho pânico de chuva e meu marido por muito tempo sofreu de depressão, pois por doze anos seguidos perdemos tudo que conquistávamos com o nosso trabalho. Hoje, posso dormir com tranquilidade e segurança porque sei que mesmo que chova forte a minha casa não vai inundar e não meus móveis não vão estragar”, conta Sueli.


Outra família que passou pelo mesmo drama por cerca de seis anos é a de Dorival de Almeida, 51 anos. Ele lembra que nem precisava chover muito para alagar a casa. “Todo ano era a mesma coisa, comprávamos móveis novos e perdíamos nas enchentes. Na nova casa que moro com meu filho de 7 anos e minha esposa, posso ter uma vida normal e comprar móveis sem ter medo de perder a qualquer momento”, conta Dorival.

Fotos: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Um comentário:

  1. isto que é governar para o povo e nao para duas ou trez familias como de costume

    ResponderExcluir