Publicidade

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Artesãos de São José dos Pinhais aprendem a produzir arte com pinhão


Artesãos de São José dos Pinhais estão aprendendo a fazer do pinhão uma fonte de trabalho. Vinte alunos participam do curso de artesanato com pinhão, iniciado nesta terça-feira (31) e promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais.

O curso, que faz parte do Programa de Economia Solidária, é dividido em duas etapas (teórica e prática), resultando em 16 horas de aprendizado. Para a confecção dos produtos, é utilizada a grimpa do pinheiro (sapé) e a própria semente.

“Além de agregar conhecimento a essas pessoas, nosso objetivo também é fazer com que toda a população conheça, respeite e ajude a preservar a árvore da espécie araucária, que produz o pinhão”, destaca o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adílson Stuzata.


Até março, os cursos de confecção de bombons, de doces de confeitaria e de artesanatos de material reciclável, que também fazem parte do Programa Economia Solidária, serão oferecidos à população.“Trabalho há muitos anos como artesã e essa é mais uma oportunidade de desenvolver novos produtos e aprimorar o que já faço”, afirma a artesã Maria Eli Mendes.

Economia Solidária

Essa atividade caracteriza-se por ser um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. A Economia Solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, além de uma resposta a favor da inclusão social. Ela compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário