Publicidade

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conheça seu bairro: Borda do Campo

O bairro Borda do Campo é um dos bairros mais populosos do município. Atualmente, pouco mais de 17 mil pessoas moram no local, demonstrando o crescimento que a região sofreu nas últimas décadas. Em 2000, o número de habitantes girava em torno de 12.700 pessoas.

Alunos do Colégio Tiradentes já fizeram protestos pedindo pela paz.

Esse crescimento é um reflexo das melhorias realizadas na região, principalmente, depois da chegada da empresa automobilística Renault, em 1996. Antes disso, o bairro possuía um número bem reduzido de habitantes.

No entanto, a história do bairro Borda do Campo começa bem antes. Na década de 1960, preocupados com a distância percorrida pelos filhos para chegarem as escolas do centro, um grupo de pais solicitou aos padres monges, a criação de uma escola mais próxima a Borda do Campo. O senhor Generoso Rocha fez a doação de um de seus terrenos para a construção. A escola Tiradentes foi criada em 1971 e funciona até os dias de hoje, com ensino fundamental e médio. Está localizada na Rua Chapecó.

Como chegar no bairro Borda do Campo.

Até 1991, o Colégio Tiradentes dividia espaço com uma escola municipal, que recebeu um terreno próprio e construiu sua sede. Em homenagem ao proprietário do terreno e morador antigo da Borda do Campo, o escola passou a se chamar Escola Municipal Franco da Rocha. Está localizada na Rua Canoinhas.

Também na década de 70, começou a construção da BR-277, principal ligação entre Curitiba e o porto de Paranaguá. Essa obra também estimulou o desenvolvimento local, motivando indústrias e moradores a se instalarem no local. 

O bairro Borda do Campo está localizado às margens da BR-277, cruzando a rodovia em alguns trechos. A distância para o centro de São José dos Pinhais é de 17 quilômetros. A região possuiu um dos maiores índices de criminalidade no município. Várias ocorrências são registras na Borda Campo, geralmente, impulsionadas pelo tráfico de drogas.

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário