Publicidade

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura de SJP apoia Colônia Castelhanos na realização da 1ª Festa da Banana

Secretário de Agricultura, Pedro Persegona e representantes de outras secretarias de governo de SJP, em visita à Colônia Castelhanos, para tratar sobre a organização da 1ª Festa da Banana.

A comunidade da Colônia Castelhanos prepara para o dia 25 de março a 1ª edição da Festa da Banana, produto típico da região localizada na Serra do Mar, a 70 quilômetros do Centro de São José dos Pinhais.

O objetivo da festa é a reestruturação e ampliação da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel), que após ter seu barracão reformado pela Prefeitura se mobiliza para arrecadar fundos e adquirir novos equipamentos para o processamento da banana.

Prefeitura de SJP e comunidade do Castelhanos, em reunião para definir os preparativos para a 1ª Festa da Banana

“A 1ª Festa da Banana da Colônia Castelhanos vai reforçar o cooperativismo local, instituição para a qual temos voltado nossa atenção, acreditando que poderemos fortalecer esse empreendimento que tem tanto potencial”, pontuou o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona, ressaltando o apoio do prefeito Ivan Rodrigues nessa empreitada.

A Coocastel fornece em média oito toneladas de banana por semana, principalmente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de SJP e Curitiba, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este assegura que 30% de toda a merenda escolar seja adquirida da Agricultura Familiar.

Para o presidente da Coocastel, João Luiz Mikosz, o setor cooperativo vem ganhando força e agora com a criação da Central Cooperativa de São José dos Pinhais, a organização tende a se consolidar. Ele destaca que a Coocastel, hoje com 24 cooperados, já está trabalhando em parceria com a Coopasol, da Colônia Murici e Cooperativa dos Produtores de Leite de São José dos Pinhais, em relação à logística.


Além de apoiar a realização da festa, a Prefeitura também está cedendo em regime de comodato um trator e uma carreta usados, e assegurou junto à Fundação Banco do Brasil (FBB), através de projeto elaborado pela secretaria de Agricultura, um recurso de R$ 112 mil a fundo perdido para a compra de um caminhão novo. São José dos Pinhais foi um dos três municípios do Paraná contemplados com o recurso da FBB. Os veículos têm a finalidade auxiliar na colheita da banana.

A Prefeitura auxiliou ainda a comunidade de Castelhanos com a recuperação das estradas que, assim como outras regiões do litoral paranaense, sofreram com deslizamentos de terra em março de 2011. Também foi recuperada a estrada que passa pela região das Usinas Guaricana e Chaminé. “Agora não temos mais tanto risco de ficarmos ilhados como aconteceu no ano passado, quando tínhamos uma única estrada e ficamos sem nenhuma”, comenta a moradora Janete Wigolt.

Durante a festa, que contará com diversas atrações como a comercialização dos produtos derivados da banana, também há previsão de apresentações culturais, brincadeiras para as crianças, promovida pela secretaria de Esportes, atendimento preventivo de saúde, orientações sobre serviços diversos da prefeitura, agentes de trânsito para orientar os participantes, quanto ao acesso e da Guarda Municipal, além de outros.

A região é de mata atlântica, em área de preservação ambiental, com belezas naturais diversas, como rios, cachoeiras e vegetação típica. A intenção da comunidade é que a festa, que já entra para o calendário oficial do município, seja mais estruturada e maior a cada ano.

Além da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Agricultura, Segurança, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Saúde, Indústria, Comércio e Turismo, Governo, Esporte, Comunicação e Cultura, apóiam o evento, a Igreja católica e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), representando o Governo do Estado.

Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

2 comentários:

  1. Tempo de política é assim mesmo

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim tempo de eleições prometem tudo,mais quando o produtor rural necessita das coisas tem que ficar perdendo o tempo correndo atras das coisas, mas que bom que ira ter a 1ª festa da banana vamos ver se realmente vai funcionar a COOCASTEL depois das eleições os políticos não se esqueçam da comunidade.

    ResponderExcluir