Publicidade

sexta-feira, 30 de março de 2012

Guardas Municipais de SJP passam por nova etapa de treinamento

160 agentes que fazem parte da primeira formação da GM estão sendo requalificados.

Os guardas municipais de São José dos Pinhais estão passando por uma nova qualificação para melhorar a qualidade do trabalho e dar mais proteção à comunidade. O curso “Fortalecendo a Cidadania” tem duração de 40 horas e será realizado em quatro etapas, sendo a última turma na segunda semana de maio.

“O curso de atualização da Guarda Municipal é inspirado no modelo de segurança de respeito aos Direitos Humanos, mediação de conflitos, motivação para o trabalho e Polícia Comunitária”, afirma Kátia Cristina Foggiato, da coordenação de Planejamento e Ensino da Secretaria Municipal de Segurança.

Participam do curso 160 agentes que fazem parte da primeira formação da Guarda Municipal, iniciada em 2006. Eles foram divididos em quatro turmas, sendo que a primeira está assistindo às aulas nesta semana.

Entre os objetivos da requalificação estão a difusão de uma cultura de aperfeiçoamento contínuo; oportunizar reflexões sobre a construção de posturas preventivas e domínio de técnicas e habilidades em proteção à comunidade; a manutenção de posturas e condutas condizentes com a confiança e respeito à cidadania prestando atendimento mais humanizado e agir considerando a legalidade e a proporcionalidade do uso da força; desenvolvimento de profissionalismo nos eventos e abordagens que exijam ações de repressão; e colaboração com a redução dos índices de criminalidade e violência social.

Cronograma do curso de requalificação da GM:

• 26/03 a 30/03 – 1ª turma
• 09/04 a 13/04 – 2ª turma
• 23/04 a 27/04 – 3ª turma
• 07/05 a 11/05 – 4ª turma
Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Conteúdo do Curso:

• O Sistema de Segurança Pública no Brasil - Dr. Annibal Bassan.
• A Construção da Paz Urbana e Respeito aos Direitos Humanos - Dr. Rafael Vianna - Assessor Civil da SESP.
• Cultura de Paz - Construção de Relação Éticas Fundamentais na Conduta do Guarda Municipal – Dr. Milton Eti.
• Projeto de Capacitação dos Profissionais de Segurança Pública para a COPA de 2014 - Rede Nacional de Educação a Distância para a Segurança Pública - (REDE EAD) – Guarda Municipal Cláudio de Oliveira - Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba.
• Abordagem Psicológica do Desenvolvimento Humano e Mediação de Conflitos - Dr. Hugo Rezende – Psicólogo da Guarda Municipal de São José dos Pinhais
• Estudo de Casos - Procedimentos Operacionais Legais adotados pela GM/SJP - Cel. Altair Mariot - Diretor da GM/São José dos Pinhais.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário