Publicidade

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hortas comunitárias estimulam contato de crianças com produtos da terra

Adjair Gomes de Azevedo, técnico agrícola ensinando crianças na horta

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais inaugurou na manhã desta quarta-feira (27) mais uma horta comunitária, desta vez na Escola Olavo Bilac, localizada na Villa Rocco. Agora são 55 hortas comunitárias espalhadas pelo município, implantadas em escolas municipais, estaduais, CMEIs e comunidades.

A professora Marli Portes Bastos, autora da ideia de trazer a horta à escola, conta que há três anos resolveu carpir o terreno que estava abandonado, com a ajuda de outras professoras e mães de alunos e com doações de tijolos para a construção da horta. “Desde criança mexo com lavoura, e usei essa experiência de vida e a criatividade de professora para fazer a horta na escola”, contou a professora Marli.

Dentro do programa de atendimento as hortas comunitárias, o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, João Teixeira comentou, que a intenção é também fazer com que a comunidade participe, junto com as crianças.

“A Secretaria da Agricultura faz um apoio indutivo, para que os alunos tenham gosto pela terra, pelo plantio e tudo o que faz parte da alimentação”, acrescentou João Teixeira. Ele esclarece que o programa pode ser feito o ano todo, mas no verão há mais variedades na produção, pois no inverno o processo é mais lento no desenvolvimento das hortaliças.

A pedido da diretora da escola, Luciane Kazeker, a Secretaria de Agricultura compareceu à escola para implantar o programa, aproveitando que já havia canteiros, e reativou a horta, trazendo também complementos dentro dos conformes técnicos. A Secretaria de Agricultura providencia ainda mão de obra de técnicos, alguns insumos, material orgânico e calcário.

 Alunos, professores e pessoal da Secretaria de Agricultura na inauguração da horta

Para a diretora, este programa tem um grande valor pedagógico, pois as crianças aprendem uma atividade fora da rotina. Ela pretende que os alunos levem para a casa o que eles mesmo plantaram, e também que os produtos da horta sejam usados para a merenda escolar com o apoio da Secretaria de Agricultura.

Foram plantadas na horta da Escola Olavo Bilac mudas de alface lisa, alface crespa, moranguinho, salsinha, cebolinha e beterraba. Adjair Gomes de Azevedo, técnico agrícola da Prefeitura, explica que as crianças serão responsáveis por dar continuidade à horta, mas a Secretaria de Agricultura irá continuar fornecendo mudas, sementes, adubo, calcário e principalmente a assistência técnica o tempo que for necessário.

“São José dos Pinhais é o maior produtor de hortaliças do Paraná, e é interessante que as crianças saibam de onde vem por exemplo, um pé de alface. E o mais importante é que essas hortas são orgânicas, não é usado nenhum tipo de agrotóxico, tudo é feito numa produção natural, com alternativas não químicas ”, finalizou o secretário de Agricultura.

O vereador José Vieira também prestigiou a inauguração da horta.

Fotos:Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário