Publicidade

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prefeito Ivan e ministro entregam 297 unidades do Minha Casa Minha Vida

Prefeito Ivan cumprimenta famílias que receberam as chaves para as unidades do Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de São José dos Pinhais fez a entrega nesta quinta-feira (28) de 297 chaves de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida. A inauguração do empreendimento Serra do Mar 2, no bairro Rio Pequeno, contou com a presença do ministro de Comunicações Paulo Bernardo e outras autoridades de destaque.

O investimento do Governo Federal para os imóveis do Serra do Mar 2 foi de mais de R$ 13,3 milhões. Mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas com a oportunidade de financiar a casa própria a baixos custos através da Caixa Econômica Federal (CEF).

As famílias com renda de zero a três salários mínimos tiveram perfil pré-aprovado pelo financiamento da Caixa, a partir de cadastro realizado pela Secretaria Municipal de Habitação de São José dos Pinhais. O programa federal determina que até metade dos imóveis seja destinada a famílias que vivem em área de risco, como invasões e outras. O valor das prestações varia de acordo com as condições de cada família, mas é sempre de 10% do total da renda familiar, até o teto de R$ 160 mensais.

Autoridades inauguram unidades do Serra do Mar II, do programa Minha Casa Minha Vida

O ministro de Comunicações, Paulo Bernardo, destacou a oportunidade que o programa Minha Casa Minha Vida ofertou para as famílias de baixa renda. “Até a criação desse programa o financiamento só era possível para as famílias de classe média; além disso, havia uma alta taxa de cartório, imposto de transição e um alto valor de entrada. O Minha Casa Minha Vida possibilita que todos tenham condição de ter imóvel e traz mais justiça”, afirmou.

O prefeito Ivan Rodrigues comentou a situação quando assumiu a administração pública. “Quando entrei na Prefeitura fiquei abismado de saber que jamais tinham sido criado empreendimento para as famílias de baixa renda”, disse. O Serra do Mar 2 é o primeiro empreendimento com essa finalidade da história do município. “Não participo de inaugurações de placas, nem de pedras fundamentais, para não criar expectativas. Gosto de presenciar obras concluídas, entregas de chaves”, ressaltou, lembrando que há poucos dias entregou também as chaves de moradias para 73 famílias removidas de áreas de risco do entorno do Rio Ressaca.

Há 20 anos, Marinalva Silva de Oliveira, de 41 anos, mora no Jardim Dona Naime. O problema é que casa dela fica próxima de uma valeta e quando chove com mais intensidade alaga todo o local. Marinalva e as duas filhas, uma de 6 e outra de 13 anos, em breve não sofrerão com esse prejuízo, já que nesta quinta-feira (28) receberam a chave da casa nova. “Está sendo um presente para mim, só de pensar que as meninas terão o quartinho delas, um banheiro bom para tomar banho. Mas ainda assim escolhi o apartamento no segundo andar de trauma”, contou.

Tatiane, Rogério e sua família comemoram a entrega da casa própria: "É bom ter o próprio canto"

O casal Rogério Rodrigues dos Santos e Tatiane Rodrigues dos Santos atualmente mora com a avó de Tatiane, em um quartinho onde também dormem as duas filhas, de 3 e 7 anos. O financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida possibilitou que a família adquirisse a casa própria e mudasse de vida. “É bom ter o próprio canto, vamos poder decorar do nosso jeito, arrumar como quisermos”, afirmou Tatiane.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega das chaves o deputado federal André Vargas; o deputado estadual Roberto Accioli; o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Roberto dos Santos; o superintendente da Caixa, Jorge Kalache Filho; os vereadores Professor Walder, Toninho da Anderson, Bira do Banco e José Vieira. 

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário