Publicidade

sábado, 28 de julho de 2012

MVC firma parceria com a Alstom para fornecimento de bicos e corpos de aerogeradores

Inicialmente serão 40 conjuntos para o parque eólico de Rio Grande, no Sul do País.

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, com sede em São José dos Pinhais (PR) , estabeleceu parceria com a Alstom para a produção e fornecimento de conjuntos de spinner (nariz) e nacelle (corpo) de aerogeradores (conversores de energia eólica em energia elétrica) a serem utilizados para compor o parque eólico do município de Rio Grande, RS.

Ao anunciar a parceria, o diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, informou que a negócio envolve o fornecimento da solução completa do projeto, ferramentais e produto. O desenvolvimento terá início em agosto e as primeiras peças de um lote de 40 conjuntos ocorrerão a partir de janeiro de 2013. Esclareceu, também, que serão utilizadas duas plantas da MVC para este fornecimento, as unidades de São José dos Pinhais, no Paraná, e a de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Como existe a possibilidade de novos contratos, a fábrica de Camaçari, na Bahia, também poderá ser acionada.

De acordo com Gilmar Lima, a participação da MVC no segmento de energia eólica é resultado de um planejamento estratégico realizado em 1998. Nessa época, a MVC já previa o crescimento do segmento eólico em todo o mundo, do potencial do mercado brasileiro e da utilização de materiais e tecnologias de alto desempenho. “A nossa estratégia, antes de entrarmos neste mercado, foi conhecê-lo e investir em pesquisa e desenvolvimento de materiais e processos que pudessem agregar valor e diferencial para os fabricantes de aerogeradores. Neste momento, tivemos apoios importantes, como os do FINEP, com recursos, e da Polê de Plasturgie (Centro de tecnologia francês), em novos processos e materiais.”

Os componentes serão fabricados pelo processo de infusão, apropriado para peças de grandes dimensões – cada bico possui 4,2 m de altura - e com alto teor – acima de 50% - de fibra de vidro. Algumas peças, também em compósitos, serão fabricadas pelo processo de RTM baixa pressão. A tecnologia utilizada pela MVC permite a obtenção de peças mais leves e com alto padrão de superfície, durabilidade e desempenho.

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG).

Fonte: Portal Fator Brasil

0 comentários:

Postar um comentário