Publicidade

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Obras que beneficiam a mobilidade na RMC

O viaduto estaiado vai acabar com um dos gargalos entre Curitiba e o aeroporto Afonso Pena 

Novas trincheiras, ligações viárias com asfalto novo e vias para bicicletas encurtam distâncias e promovem a mobilidade segura na cidade. As intervenções urbanas no sistema viário de Curitiba facilitam os deslocamentos e já preparam a cidade para Copa de 2014 e de quebra também beneficiam a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), especialmente com São José dos Pinhais. Por causa da Copa de 2014, o acesso para o Aeroporto Afonso Pena, por exemplo, terá dois acessos rápidos com Curitiba.

As obras já em andamento na Avenida das Torres e na Avenida Marechal Floriano Peixoto, visam deixar o tráfego mais rápido, sem alguns dos pontos de parada que formam gargalos no tráfego, especialmente na Avenida das Torres. Ao longo do chamado Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, na Avenida das Torres, um viaduto e duas trincheiras facilitarão as transposições em pontos estratégicos da avenida.

O viaduto estaiado suspenso por 21 cabos de aço passará por cima da avenida no cruzamento com a rua Francisco H. dos Santos. Os cabos, 10 de um lado e 11 no sentido contrário, serão ancorados num pilar de 69 metros de altura. O tabuleiro do viaduto terá 25 metros de largura com quatro faixas de circulação, duas em cada sentido da via. Além das pistas, o viaduto terá ciclovia nas duas laterais para o trânsito seguro de ciclistas e pedestres. 

O novo viaduto vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR-277, beneficiando cerca de 300 mil moradores dos seis bairros. Os investimentos em mobilidade urbana em Curitiba são feitos com com recursos próprios do município e em parceria com o Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, formando um verdadeiro “PAC de Curitiba”. Além deles esta área será contemplada com as obras que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal (PAC da Copa), com recursos da ordem de R$ 298,6 milhões.

Entre as obras que fazem parte do pacote local de investimentos para a Copa do Mundo 2014, algumas já foram entregues, como as trincheiras da Chile e do Bacacheri/Bairro Alto. Outras estão em andamento, como a Linha Verde Norte, o Anel Viário e a trincheira da Rua Guabirotuba, que formará o binário com a Chile por baixo do corredor Aeroporto-Rodoferroviária.

Marechal — A Avenida Marechal Floriano Peixoto também será alternativa de acesso ao aeroporto Afonso Pena. A Prefeitura investiu na recuperação de 3,5 quilômetros de avenida, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo com asfalto novo, construção de novas calçadas, rede de drenagem, iluminação e ciclofaixas.

Outra obra que deve ser concluída visando a mobilidade para a Copa do Mundo, é a Linha Verde. Além de cortar a Capital como alternativa de tráfego entre o Norte e o sul de Curitiba, também abre a possibilidade de extensão até Fazenda Rio Grande com um trecho de ônibus expresso.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário