Publicidade

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parque Linear do Rio Ressaca toma forma com implantação de ciclovias

Ciclovias ao redor do Rio Ressaca em fase final de implantação

Dois quilômetros e meio de ciclovias já começam a dar forma ao novo Parque Linear do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais. A ciclovia já está quase completa em cerca de 40% da obra, que terá no total mais de 6 km de extensão.

A primeira etapa do Parque Linear, que começa próxima ao Portal de São José dos Pinhais, passando pela Rua Harry Feeken até a Avenida Rui Barbosa já foi concluída e deve ter a ciclovia finalizada no próximo mês.

A ciclovia foi projetada para se conectar a outras ciclovias projetadas na cidade.

Um levantamento da Secretaria de Urbanismo apurou quais as vias mais utilizadas pelos ciclistas em São José dos Pinhais, para a criação de um sistema cicloviário interligado. De acordo com Lorreine Vaccari, diretora de Planejamento Territorial e Urbano, os projetos de parques lineares, como o do Rio Ressaca, e das ciclovias e ciclofaixas, são executados contemplando as ligações do sistema.

“A ciclovia do Parque Linear do Rio Ressaca se ligará ao Parque de São José dos Pinhais, através de trincheira para pedestres e ciclistas, que será executada nas obras do PAC da Copa, ligando também à Rua Joaquim Nabuco. Nas próximas fases, a ciclovia do Ressaca deve encontrar outra ciclovia na Av. Rocha Pombo e passar por outra trincheira, ligando-se à Av. das Américas”, detalha Lorreine.

Trecho de 2,5km já possui ciclovias e iluminação ao longo do Parque Linear

A obra da trincheira da Av. das Torres será viabilizada pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana para a Copa 2014. O projeto foi finalizado em abril, desenvolvido ao longo de um ano de reuniões com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e outros órgãos. No projeto estão previstos paisagismo, reestruturação do entorno, bem como iluminação adequada e segurança.

De acordo com a arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo, Roberta Sens, no mês de setembro a primeira fase do Parque Linear estará finalizada e pronta para ser utilizada pela população. “Ela será concluída, pintada e deve ser realizada a limpeza do parque ainda neste mês”, explica.

Trincheira na Av. das Torres ligará a ciclovia a outras vias da cidade

A obra de revitalização do Rio Ressaca teve início no segundo semestre de 2010. O projeto da Prefeitura compreende os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e tem como objetivo controlar os problemas de enchente e poluição e proporcionar moradia digna às 211 famílias que estavam morando em áreas de risco ao longo dos três trechos. Nos locais onde moravam as famílias, a cidade vai ganhar um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.

A primeira fase das obras compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a Avenida Rui Barbosa, e foi finalizada em fevereiro deste ano, com a presença do ministro de Comunicações Paulo Bernardo. As famílias que moram na região já foram beneficiadas e, mesmo com as fortes chuvas registradas recentemente, não sofrem mais com os transtornos e prejuízos das enchentes.

O orçamento total da obra é de R$ 40 milhões e os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município para as desapropriações (mais R$ 22 milhões, aproximadamente).

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário