Publicidade

terça-feira, 31 de julho de 2012

SJP recebe 1º Encontro Conselheiros de Cultura Paraná

SJP recebe mais de 40 municípios para 1º Encontro Conselheiros de Cultura do Paraná

Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e São José dos Pinhais, no Paraná, sediaram os encontros estaduais de conselheiros de Cultura da região Sul do Brasil. A edição paranaense ocorreu nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, e foi organizada pela representação da Regional Sul do Ministério da Cultura, representado por Margarete Moraes, com o apoio do Projeto de Cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O objetivo do 1º Encontro Conselheiros de Cultura do Paraná foi discutir a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) nos municípios do Estado, a fim de subsidiar a participação e qualificação dos Conselheiros de Cultura. Este encontro já ocorreu para os conselheiros culturais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas respectivas capitais. Para Christian Bundt, secretário de Cultura de São José dos Pinhais, sediar este evento é o reflexo de um trabalho sério e continuo. “Receber este encontro em nossa cidade mostra como estamos no caminho certo em relação às ações e políticas públicas ligadas a cultura” destaca Christian.

Durante o evento os representantes de mais de 40 municípios do Paraná participaram de dois painéis. O primeiro, ministrado pelo diretor da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), Bernardo Machado, abordou o SNC e seus meios de articulação com a sociedade através de conferências, fóruns e conselhos, bem como suas importâncias. “Conselhos são fundamentais para o trabalho com políticas públicas culturais e tomadas de decisões corretas. Os conselhos representam a comunidade” afirmou Machado, que ainda elogiou São José dos Pinhais dizendo que a cidade e a população possuem uma cultura rica, e que nos últimos anos os investimentos na área da cultura têm sido grandes e contínuos.

 Conselheiros e representantes de Conselhos de Cultura trocaram experiências para implantação do SNC

O segundo tema abordado nos painéis foi referente aos conselhos de política cultural e o papel dos conselheiros. A mesa foi composta pelo secretario do Estado da Cultura e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, presidente da Fundação Cultural de Curitiba e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba, Roberta Storelli, e representantes dos conselhos de cultura das cidades de São José dos Pinhais – Lisandro Vieira, Foz do Iguaçu – Joaquim Rodrigues, Campo Mourão – Maria Dolores, Jacarezinho – Adalton Salomão e de Ponta Grossa – Elizabeth Schmidt.

Ao final do 1º Encontro Conselheiros de Cultura Paraná, as autoridades presentes lembraram a cerimônia de posse dos Conselheiros Estaduais de Cultura, na noite desta terça (31), no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

Foto: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário