Publicidade

terça-feira, 31 de julho de 2012

Volkswagen em São José dos Pinhais inaugura Caminho da Sustentabilidade para disseminar boas práticas ambientais


Uma forma diferente de conhecer uma fábrica de automóveis: por meio das ações sustentáveis voltadas ao meio ambiente. A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) acabou de inaugurar o “Caminho da Sustentabilidade”, que oferece aos visitantes a oportunidade de conferir de perto a alta tecnologia da empresa na fabricação de um veículo e as principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental.

Apresentado durante a visita do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e de membros do Comitê Executivo da empresa, o "Caminho da Sustentabilidade" consiste na visita pelas áreas produtivas (Estamparia, Armação e Montagem Final) e pela área externa (viveiro, estação de tratamento de efluentes e ponto de recarga de água pluvial), para visualizar a qualidade e a inovação dos processos produtivos da Volkswagen, aliadas às melhores práticas de conservação dos recursos naturais.

Os visitantes, em grupos de até 40 pessoas, serão conduzidos por monitores. As visitas serão destinadas a públicos específicos com foco em sustentabilidade. “Os visitantes conhecerão o nosso comprometimento nos detalhes da produção de um veículo Volkswagen de maneira sustentável”, explicou o gerente de Engenharia de Processos e Manufaturas, Marcus Gorisch.

Para receber as visitas, a fábrica ganhou 24 painéis com fotos, informações técnicas sobre as melhorias implementadas em todo o processo e sinalização padronizada, com textos em português e inglês.

"A Volkswagen é reconhecida mundialmente pelas ações voltadas à sustentabilidade, incluindo os veículos BlueMotion, com índices reduzidos de consumo e de emissões, e as iniciativas e soluções em favor do meio ambiente com o conceito "Think Blue.". Como parte desta estratégia, o Caminho evidencia as ações implementadas que resultaram em maior eficiência energética e ambiental e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade," afirmou o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Volker Germann, referindo-se ao conceito "Think Blue.", apresentado pela primeira vez no Brasil na Rio+20, que incorpora o objetivo da Volkswagen de criar soluções e produtos ambientalmente responsáveis.

Percurso
O ponto de partida do “Caminho da Sustentabilidade” é logo na entrada da fábrica do Paraná, onde está exposto um veículo Fox BlueMotion produzido na unidade e que oferece menor índice de consumo de combustível e de emissões. Os visitantes podem visualizar no primeiro painel um resumo das principais práticas sustentáveis, assim como as áreas onde elas foram implementadas. Durante o percurso, eles têm a oportunidade de conhecer pessoalmente essas ações, identificadas nas áreas com o painel ilustrativo com fotos e dados técnicos.

“Diversas ações são desenvolvidas pela unidade para garantir que os recursos naturais sejam utilizados com eficiência. Além de contribuírem com a nossa Gestão Ambiental, as ações estimulam os nossos colaboradores a aplicarem os conceitos de sustentabilidade nas suas vidas”, destacou Germann.


Nos escritórios e nas áreas produtivas, um dos destaques é o uso da iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e para a melhoria do conforto visual e do bem-estar dos colaboradores. A unidade de São José dos Pinhais já nasceu com o conceito de escritórios com base na gestão sustentável, privilegiando a luz natural. Os dois jardins internos, cercados de vidro, propiciam um ambiente de trabalho agradável e remetem ao respeito à natureza. A ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural.

Na Estamparia, que tem capacidade para estampar 9 mil peças metálicas por dia, uma das práticas divulgadas no “Caminho da Sustentabilidade” é o desligamento automático do motor principal da prensa, responsável por estampar as peças, após cinco minutos de parada do equipamento, reduzindo o consumo de energia. Na Montagem, o percurso divulga um dos exemplos de proteção aos recursos hídricos. A água utilizada nos testes de estanqueidade, para assegurar a qualidade da vedação dos veículos, é recirculada após a sua recuperação e filtragem. A fábrica também possui um sistema de captação e utilização de água pluvial.

A madeira das embalagens de peças usadas na linha de produção também tem destino sustentável e é destaque no "Caminho da Sustentabilidade". 100% são reaproveitadas. Uma parte do material volta para a indústria de madeira, que o reutiliza como embalagem ou insumo para construção civil. Outra parte da madeira é transformada em peças de artesanato diferenciadas, móveis e brinquedos ecologicamente corretos, como casa de bonecas, pelas mãos de artesãos do Paraná e de Santa Catarina. Assim, além de trazer benefícios ao meio ambiente, o material reciclado da fábrica gera renda para muitas pessoas.

Prêmio Expressão de Ecologia

Com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia, a fábrica de São José dos Pinhais, que produz os modelos Volkswagen Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf, receberá em setembro deste ano o troféu 19º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil certificada pelo Ministério do Meio Ambiente, na categoria "Conservação de Insumos de Produção - Energia". A Volkswagen foi a única empresa do setor automotivo entre os vencedores das 20 categorias e receberá o troféu Onda Verde pela terceira vez.

A empresa também conquistou o prêmio em 2009, com o projeto de reflorestamento visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas em 13 anos de história. Além de preparar cada espécie, ornamental e nativa, como Araucária, Pau Brasil e Ipê Roxo, o viveiro utiliza adubo produzido na unidade, por meio da compostagem de resíduos orgânicos. Em 2002, a fábrica foi a vencedora por usar tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. [service@maxpressnet.com.br]

Fonte: ParanáShop

0 comentários:

Postar um comentário