Publicidade

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fibra ótica levará internet a escolas da área rural em São José dos Pinhais

Escola Municipal Rural Lilian Viana, na Campina do Taquaral, será beneficiada com acesso à internet. 

A Prefeitura de São José dos Pinhais comunica diretoras, funcionários e comunidade ligada às 20 unidades escolares do município ainda sem acesso à internet que a Copel deverá instalar o serviço nas próximas semanas.

A Prefeitura contratou internet por fibra ótica para atender a estas 20 unidades. A empresa vencedora da licitação foi a Copel, que deve concluir o serviço em no máximo 90 dias. O investimento totaliza 540 mil reais.

De acordo com Mario Mello, diretor de Suporte Operacional da Secretaria Municipal de Educação, em 2009, mais de 25 escolas e CMEIs não tinham acesso à internet, entre elas 6 escolas sem sequer linhas telefônicas, pois pela localização, as operadoras de telefone locais não conseguiam chegar a estes locais. “A solução encontrada pela administração municipal foi lançar uma licitação, vencida pela Copel. Todas as unidades escolares que não eram atendidas vão receber internet com um link de 4 megabits, através de fibra ótica”, detalha. Mario afirma que o problema da telefonia também foi resolvido, com a contratação de telefones celulares rurais.

Com a licitação, agora todas as unidades escolares de São José dos Pinhais terão acesso à internet. “Isto abre perspectivas para o futuro, para trabalhar com novos projetos com os alunos, pois a estrutura já está pronta”, afirma Mario. Todas as unidades escolares estão ligadas ao Sistema de Gestão da Educação, o GIER Online, que possui dados sobre os funcionários da escola, frequência e cadastro de todos os alunos.

Para o diretor geral da Secretaria Municipal de Educação, William Galvão, a instalação de pontos de acesso à internet nestas unidades escolares consiste num importante avanço. “Como as operadoras convencionais não conseguiam chegar às escolas e CMEIs, provavelmente muitas dessas famílias não possuem internet em casa também. O acesso à internet irá dinamizar o conteúdo em sala de aula, pois trata-se de importante ferramenta de pesquisa”, detalha.

Escola Municipal Eugênia Talamini também será conectada à rede com fibras óticas 

William explica que o acesso à internet nas unidades escolares era um anseio antigo da comunidade. “As escolas terão melhor comunicação com a secretaria de Educação e com os pais dos alunos. Antes, toda a documentação destas unidades escolares para a secretaria era enviada por malotes, gerando alto custo. Agora, nenhuma unidade estará sem atendimento de internet, e com uma boa qualidade de conexão, permitindo todo tipo de trabalho”, completa.

De acordo com o departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, no último dia 28, a Copel já começou a passar as fibras óticas dos postes da rua para dentro dos quadros gerais dos CMEIs Santa Maria de Los Angeles, no Rio Pequeno, e Luiz Stocco, na Borda do Campo. Durante a próxima semana, técnicos instalarão os links de acesso à internet, que já devem ser configurados para uso nas unidades escolares.

As unidades escolares beneficiadas com o acesso à internet via fibra ótica são: Escolas Municipais Julia Wanderlei, Padre Pedro Fuss e Eugênia da Cruz Talamini, CMEIs Leoni Décimo Dal Negro, Mari Silva, Maria da Piedade, Professora Irena Ayres Machado, Luiz Stocco, Otília Teixeira Pinto, A Árvore dos Sapatos, A Baba do Passarinho e Santa Maria de Los Angeles e as Escolas Rurais Municipais Caetano Munhoz da Rocha, Carlos Gomes, Lilian Viana, Divahe da Cruz Ulrich, Sagrado Coração de Maria, Santo Antônio, São Francisco de Assis e Professor Alfredo José Eichel.

Foto: Silvio Ramos e Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário