Publicidade

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fumantes podem procurar tratamento gratuito em São José dos Pinhais

Divulgação com panfletos do Dia Nacional do Combate ao Tabagismo

Neste 29 de agosto, Dia Nacional do Combate ao Tabagismo, a equipe do Programa Municipal de Controle de Tabagismo da Prefeitura de São José dos Pinhais divulgou com panfletos e orientações no estacionamento do Shopping São José os riscos que o cigarro pode causar à saúde.

Eli Alves de Lara Razzolini, coordenadora do programa, explica que a Prefeitura disponibiliza tratamentos gratuitos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde. “O tratamento dura um ano, com reuniões mensais entre os participantes e quatro sessões com profissionais capacitados. Cada novo paciente é entrevistado para que seja analisado seu estado comportamental, físico e psíquico” explica a coordenadora do programa.

O programa mostra principalmente os benefícios ao organismo quando a pessoa para de fumar, como forma de estimular o dependente. Desde novembro de 2011, quando começou o tratamento na unidade, cerca de 20 pacientes em média passam por mês pelo CAPS.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo passivo é a 3º maior causa de morte evitável no mundo. A inalação de fumaça de derivados do tabaco por não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados pode causar vários efeitos no organismo.

Segundo a Lei Federal nº 9.294/96, que proíbe o fumo em recinto coletivo, as crianças são as mais prejudicadas e podem apresentar aumento de incidência de pneumonia, bronquite, asma, infecções no ouvido, além de maior probabilidade de desenvolverem doença cardiovascular na idade adulta.

Os efeitos imediatos causados são; irritação nos olhos, garganta e nariz, tosse, dor de cabeça, náusea, problemas respiratórios e aumento de alergias e ao longo prazo vem problemas pulmonares, aumento de pressão arterial, risco 30% maior de desenvolvimento de câncer de pulmão e 24% maior de sofrer infarto do que os não-fumantes que não se expõem à fumaça do tabaco.

Serviço:

Programa Municipal de Controle do Tabagismo

Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas – CAPS AD

Av. Rui Barbosa – 1291

Fone: 3398-2764 / 3382-547

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário