Publicidade

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Secretaria de Saúde de SJP discute combate a doenças causadas por animais

Centro cirúrgico para castração de animais está com obra em conclusão 

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de São José dos Pinhais sediou no último dia 23 um encontro técnico entre órgãos similares de vários municípios do Paraná. A ideia foi discutir a atuação individual e em conjunto na prevenção de zoonoses (as doenças transmitidas dos animais para o ser humano).

Os participantes do encontro devem elaborar um documento com as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelos profissionais da área, com o intuito de conseguir apoio de esferas superiores e uma possível padronização dos procedimentos para o próximo encontro.

Fernanda da Fonseca, coordenadora da UVZ, explica que a principal transformação que a unidade de São José dos Pinhais teve antes de outros órgãos semelhantes foi o foco das ações desenvolvidas. “Trabalhamos diretamente nas ações de prevenção e vigilância de zoonoses”, detalha. Em razão deste tipo de trabalho o órgão está em processo de mudança do nome de Centro de Controle de Zoonoses para Unidade de Vigilância de Zoonoses.

A unidade está concluindo a construção de um centro cirúrgico para castração de animais. “Além de castrar animais recolhidos e encaminhados para adoção, daremos apoio ao Programa de Castração da Secretaria de Meio Ambiente”, detalha Fernanda. A UVZ está padronizando suas ações desenvolvidas, com a formulação de um Procedimento Operacional Padrão. Fernanda explica que o recolhimento de animais de rua acontece de acordo com perfil do animal. “Recolhemos caso ele cause agravo à saúde humana, como mordedura e zoonoses. Não recolhemos animais saudáveis, pois o poder público não tem função de abrigo para animais”, finaliza

Durante o encontro técnico, Ana Paula Jacon Zainedir, médica veterinária da UVZ, apresentou o trabalho executado pelo órgão, citando o protocolo anestésico realizado nos procedimentos de eutanásia dos animais com perfil específico, as dosagens e os prós e contras dos medicamentos utilizados nos procedimentos. “Nós temos uma proposta de protocolo anestésico que poderá ser usada nos procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos no centro cirúrgico da UVZ”, comentou.

Participaram da reunião técnica o médico veterinário Leandro Monteiro Inglês, de Ponta Grossa, o médico veterinário Jessé H. Truppel de Araucária, Amilton José F. de Paula de Fazenda Rio Grande e a médica veterinária Viven Midori Morikawa, representando o Controle de Zoonoses e Vetores e a Rede de Proteção Animal. Os representantes dos municípios apresentaram seus protocolos anestésicos na eutanásia de animais, programas de castração e projetos desenvolvidos. A médica veterinária e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Cassiana Maria Garcez Ramos, foi convidada para palestra sobre os protocolos de anestesia mais utilizados nos procedimentos de eutanásia de cães, gatos e cavalos e também nos procedimentos de castração.

Fernanda explica que o encontro técnico foi uma forma de trocar experiências entre os municípios no que diz respeito aos protocolos anestésicos usados nas ações com envolvimento de animais pelo município. “Buscamos apresentar o trabalho desenvolvido por todos e esclarecer dúvidas pertinentes ao tema. A intenção é que este encontro repita-se no dia 25 de setembro, no Parque São José dos Pinhais”, detalhou.

Foto: UVZ
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário