Publicidade

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feira deve preencher mais de 500 vagas para deficientes em SJP


A 4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência,promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, acontece nesta quarta-feira (31), das 9h às 17h,no calçadão da Rua XV, Centro da cidade. Os encaminhamentos para as vagas de trabalho são imediatos.

A feira deste ano terá a participação de 22 empresas, que ofertarão mais de 522 oportunidades de empregos para as pessoas com deficiência. De acordo com o responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vilson Marques, só uma empresa da área de telefonia pretende preencher 150 vagas. Existem ainda 130 vagas na área industrial, 40 de uma rede de supermercados, 62 de uma empresa do ramo automobilístico (sendo 50 da área operacional e outras 12 nas funções administrativas, de engenharia e logística), entre outras.

"As vagas são predominantemente em São José dos Pinhais e Curitiba, mas desde a primeira edição da feira participam pessoas de todos os municípios da região metropolitana. Neste ano esperamos superar os recordes de atendimentos dos anos anteriores, que vêm sendo progressivos", destaca Vilson Marques, adiantando que a expectativa é de atender mais de 5 mil pessoas. Em 2011, mais de 3 mil pessoas foram encaminhadas para as vagas.

Vilson Marques explica ainda que a escolha do calçadão da Rua XV para a realização da feira é pelo fato de facilitar o acesso das pessoas. O local será coberto e os atendimentos serão feitos mesmo com tempo chuvoso. Também haverá pessoas treinadas para dar apoio aos candidatos às vagas, tanto de locomoção como intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, para auxiliar os deficientes auditivos.

"A realização da feira é um facilitador para que as empresas cumpram com a lei 8.213/91, que estabelece que um percentual de 2 a 5% das vagas, dependendo do total de empregados, sejam preenchidas por pessoas com deficiência. Outro aspecto importante é que com uma boa amostra de empresas e pessoas as chances de melhor seleção e bons resultados são maiores", ressalta o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata.

Também estão abertas inscrições para novas turmas dos cursos de informática, que começam em novembro, e de Mecânica Básica Industrial, que começam na 2ª quinzena de janeiro. Ambos são gratuitos.

Para realizar o cadastro e ser encaminhado à vaga, assim como para se inscrever para os cursos, o interessados precisa apresentar documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF) e, se possível, trazer também o laudo médico, comprovando a deficiência.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário