Publicidade

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SJP aprova Programa de Inseminação Artificial

Inseminação Artificial para gado leiteiro - 2011 

Com objetivo principal de desenvolver a atividade leiteira em São José dos Pinhais, a Prefeitura Municipal regulamentou a criação do Programa Municipal de Inseminação Artificial.

Ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o programa pretende aprimorar geneticamente o rebanho bovino da cidade e assim melhorar a produtividade para os criadores de gado leiteiro.

Em 2011, durante reuniões promovidas com os produtores de gado leiteiro, a Prefeitura observou uma aprovação de mais de 80% para a instalação do Programa de Inseminação Artificial. Na época havia 200 produtores cadastrados na secretaria.

Para participar os produtores, deverão se cadastrar junto à secretaria e atender uma série de normas para utilizar o serviço de inseminação, uma vez que o programa se baseia também na questão da nutrição e manejo dos animais. Hoje a Prefeitura banca 80% do custo de cada inseminação - com isso o custo para o produtor sai R$19,60 cada vez que utilizar o serviço. O cadastro é válido por um ano e pode ser renovado renovável. Neste período os produtores têm direito a 30 inseminações na propriedade, sendo até duas por animal.

Animal com melhorias genéticas através da inseminação artificial - 2011

Hoje a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento conta com 1.077 produtores cadastrados nas mais diversas atividades como pecuária, orgânicos, piscicultura e outras. O Programa de Inseminação Artificial conta com 103 produtores de gado leiteiro cadastrados desde o início de junho. Nesse período até o último dia de outubro, já foram feitas 417 inseminações.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Teixeira, o programa é um facilitador e um estímulo aos produtores de São José dos Pinhais. “Queremos a valorização e o cuidado com o gado, desde seu manejo, sanidade e produtividade”, afirmou o secretário. 

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário