Publicidade

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Funerária São José completa 70 anos

Prédio é o único da cidade construído para ser uma funerária 

São José dos Pinhais, na área de serviços, possui atividades muito antigas ainda em andamento como cartórios, escritórios de contabilidade e a organização de funerais e sepultamentos da Família Berti, por meio da Funerária São José, que completa 70 anos. 

Desde 1942, quando Lourival Belmiro Berti veio de Curitiba com sua esposa Natalina e os filhos José Denir, Guido Amir e Lourival Louir (Eloi), a trajetória dos Berti no atendimento às famílias gerou mais serviços como a implantação de cemitério, tanatório (sala de preparação dos corpos), plano funerário, capelas, entre outras áreas.

Zacarias Alves Pereira, que fazia os caixões na cidade, morreu em 19 de março de 1942

A história de empreendedorismo começou por uma necessidade da comunidade. “Era o ano de 1942 e Lourival Berti tinha se transferido da Capital onde trabalhava na fabricação de móveis. Depois de ter montado uma fábrica em São José, foi informado que o artesão mais conhecido da cidade, Zacarias Alves Pereira, havia morrido e não tinha mais ninguém no município que soubesse fazer caixões de defunto. Então, o meu pai aceitou o desafio e passou a ter este trabalho de forma paralela. Com o apoio da minha mãe, em 1951, a fábrica de móveis deu lugar à Funerária São José”, conta Eloi Berti que continua à frente deste trabalho.

“O serviço funerário não é uma simples venda de caixões. Até hoje, mantemos o interesse em prestar um serviço de qualidade como sempre foi feito pelos meus pais, afinal, cuidar do velório, preparação do corpo e sepultamento não pode ser encarado como um simples negócio. Trata-se de um momento muito difícil para os parentes e amigos”, acrescenta Eloi, que ainda destaca o caráter inovador e de confiança. 

"No início dos anos 90, instalamos na funerária o primeiro laboratório do País de Tanatopraxia, após pesquisa nos Estados Unidos e curso no Brasil desta técnica. Desde a abertura, lá nos anos 40, a Funerária São José realizou o enterro de todos os prefeitos que faleceram e centenas de famílias", conclui Eloi Berti. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário