Publicidade

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

São José dos Pinhais avalia evolução na área de trabalho e emprego

Conselheiro Municipais de Economia Solidária, avaliam as ações do Setor

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais reuniu-se com os Conselhos Municipais de Economia Solidária e do Trabalho, nesta quarta-feira (28), no Paraná Golf, para tratar das principais ações que estão sendo desenvolvidas, seus resultados e previsões para 2013.

Em resumo, a discussão foi no sentido de tornar de conhecimento público a compilação das principais ações da atual gestão relacionadas ao Trabalho no município, com destaque para o melhoramento estrutural e técnico apresentado em todos os segmentos da pasta.

“Tivemos uma gestão marcada por uma série de avanços, desde estruturais, tornando o espaço físico da secretaria de menor que 300 m² para uma área de três pavimentos, superior a mil m². Hoje temos três auditórios, laboratório de informática, cozinha-escola e salas de entrevista. Isto sem falar no fim das filas na madrugada para conseguir emprego”, ressalta o secretário Adilson Stuzata.

Em relação à Economia Solidária, os conselheiros também destacaram que o modelo de São José dos Pinhais é hoje uma referência para vários municípios, inclusive para Curitiba que pleiteia a aprovação de uma lei semelhante à Lei Municipal que regulamenta o setor em SJP, vista como a mais completa do Brasil. “Nossa lei regula desde a formação, qualificação, reconhecimento dos grupos (selo) e comercialização. Tudo isso acompanhado e controlado pelo Conselho Municipal de Economia Solidária, que conta com 66% dos integrantes da sociedade”, acrescenta a responsável pelo departamento junto à Secretaria, Durce Figueiredo.

Durce reforça ainda a importância de que os segmentos e entidades de apoio que fazem parte do Conselho de Economia Solidária indiquem seus novos representantes até dia 21 de dezembro, bem como a colaboração dos artesãos certificados junto ao centro de exposições que fica dentro da Secretaria. “Hoje temos inclusive um calendário bem definido, com as datas em que todos participarão em feiras, o que evita acumular com cursos. Mas é preciso que todos participem de tudo, pois faz parte do regulamento da certificação”, lembra Durce.

Entre os outros avanços da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de SJP, de 2009 até 2012, estão:

Colselho do Trabalho, em reunião para debater os avanços da gestão, no Paraná Golf

Qualificação e Evolução Profissional - Por volta de 9.000 pessoas realizaram cursos e qualificação profissional em mais de 20 áreas.

Inclusão Digital - Foram 3.000 atendidos em parceria com várias instituições.

Mutirões de Emprego – Realização de 96 mutirões, em todos os bairros.

Empregos - Aproximadamente 18.000 trabalhadores conseguiram novos empregos via Agência do Trabalhador.

Profissional autônomo - o segmento foi impulsionado com a criação do CPA (Central do Profissional Autônomo) que cadastra o profissional e faz a intermediação junto aos que precisam de seus serviços. Milhares foram beneficiados.

Programa de apoio a pessoas com deficiência - Servidores treinados oferecem emprego e qualificação profissional para as pessoas com deficiência. Foi criada a Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional, bem como a realização do censo para cadastrar todas as pessoas com deficiência de SJP.

Crédito barato – A 0,95% mês, mais de R$255 mil foram liberados em pequenos financiamentos, através do Banco Social reativado neste período.

Observatório do Trabalho - Foi criado para estudar e direcionar ações objetivando potencializar as iniciativas públicas para o setor.

Regularidade dos Conselhos Municipais - Tanto o Conselho do Trabalho como o Conselho de Economia Solidária, mantiveram regulares suas reuniões para deliberações.

Melhor Agência do Trabalho do Paraná – Eleita pelo Governo do Estado, por suas ações e evolução, em todos os aspectos.

Fotos: Bárbara Lobo 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário