Publicidade

quarta-feira, 27 de março de 2013

Começou a 21ª Feira do Peixe Vivo de São José dos Pinhais


A feira acontece todos os anos nos dois dias que antecedem a Sexta Feira Santa.
Quem passar pela Rua Veríssimo Marques, em frente ao estacionamento da Câmara Municipal dos Vereadores, nesta quarta e nesta quinta feira pode aproveitar para comprar peixes fresquinhos e de baixo custo. Acontece ali a 21ª Feira do Peixe Vivo de São José dos Pinhais.

Tilápia, Carpa Capim e Bagre Jundiá são algumas das espécies que poderão ser encontradas na Feira. Estes peixes são resultado dos programas de incentivo da Prefeitura Municipal aos pequenos produtores. Todo ano os piscicultores de São José dos Pinhais recebem subsídio da Prefeitura para a aquisição de alevinos e contam com o auxílio técnico dos profissionais da Secretaria de Agricultura e da EMATER nas suas criações.

“O que acontece aqui, na tradicional Feira do Peixe Vivo da nossa cidade, é mais do que apenas o comércio dos peixes. Durante os dois dias que a Feira é realizada nós temos a oportunidade de integrar todos os cidadãos são-joseenses. Nos próximos anos a Prefeitura vai fortalecer e tornar cada vez mais atraente esse evento para toda população” disse o vice-prefeito Toninho da Farmácia.

Com a Feira, a Prefeitura Municipal pretende incentivar o consumo de peixe também nas demais épocas do ano. Apesar da produção viável, o consumo do pescado no Brasil ainda é abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, 12kg. Segundo dados do Ministério da Pesca, o brasileiro come em média 9kg de peixe por ano por habitante.

O consumidor Fernando Tortato, explica porque escolheu a Feira para comprar os peixes que serão consumidos pela sua família na sexta. “Eu acho muito importante valorizar essas ações locais, com produtos da região, comprando aqui nós temos certeza que o peixe é realmente fresco além é claro do preço mais barato do que é praticado, essa época, nos mercados e nas peixarias”.

Além da qualidade dos peixes, os preços praticados na Feira do Peixe Vivo são inferiores aos encontrados no mercado. Em média o quilo do pescado terá o custo de R$ 9,50 com a limpeza também sendo praticada no local á um custo de R$ 1,50. A Secretaria Municipal de Agricultura estima que este ano devem ser comercializadas cerca de 10 toneladas de peixes.

A feira esta localizada na Praça do Verbo Divino, ao lado da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. As atividades têm inicio às 9 horas da manhã e permanecem durante todo o dia. Além da comercialização de peixes vivos, filés de Tilápia fresco e congelado também estão sendo vendidos na feira.

Fonte: Prefeiura Municipal de São José dos Pinhais 

0 comentários:

Postar um comentário