Publicidade

terça-feira, 26 de março de 2013

Secretaria da Saúde inicia programa de prevenção à Gripe

Com a chegada do outono a Secretaria de Saúde prepara os profissionais para trabalharem com campanha de prevenção à Influenza

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais, através do Departamento de Vigilância em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica, iniciou em março capacitação sobre a prevenção do vírus Influenza. As palestras aconteceram nos dias 21, 22 e 25 deste mês e foram ministradas para os técnicos e funcionários da área de saúde.

No próximo dia 15 de abril a Secretaria de Saúde inicia a vacinação para combater o vírus da Influenza - a campanha acontece até o dia 26 de abril. A prioridade para vacinação será para crianças de 0 meses a 2 anos, gestantes, e mães de recém-nascidos até 45 dias após o parto (pois assim o recém-nascido ganha mais anticorpos através a amamentação) idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas com atestado médico e cuja a doença esteja listada pelo Ministério da Saúde.

Dia 20 de Abril será o dia de mobilização nacional da vacinação, com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória, e frequentemente é confundida com outras viroses respiratórias. Se não forem devidamente tratadas, podem agravar para uma pneumonia.

Sintomas

O quadro clínico da influenza sazonal tem início abrupto, com febre alta (38ºC), tosse seca, dor de garganta, mialgia, dor de cabeça e prostração.

A transmissão mais comum é direta (pessoa a pessoa), por meio de pequenas gotículas expelidas pelo indivíduo infectado pelo vírus, a pessoas suscetíveis, ao espirrar, ao falar e ao tossir.

Prevenção

Medidas preventivas podem evitar a contaminação do vírus influenza:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
Não compartilhar copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
Não usar medicamentos sem orientação médica;
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambiente fechados;
Ao índice de sintomas, procurar o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Mais informações com a Divisão de Vigilância Epidemiológica pelos telefones 3381-6379/ 3381-6360.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário