Publicidade

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Exposição divulga produção jornalística em São José dos Pinhais

Em destaque, informações do município e região que viraram notícia em todo o Paraná e Brasil; evento é em comemoração aos 20 anos de profissão do jornalista Marcos Rosa Filho e aos cinco anos do PautaSJP.com

Maior e mais antigo município da Região Metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais tem muita história para contar. E, com duas décadas de profissão, o jornalista Marcos Rosa Filho ajudou a disseminar algumas delas e, inclusive, a mostrá-las na capital paranaense e no estado.

Com a imparcialidade de um morador de São José dos Pinhais e o faro jornalístico apurado, Marcos observava importantes acontecimentos na cidade e acreditava ter o dever de mostrá-los à sociedade. “Fazer uma reportagem é ter o olhar na comunidade”, destaca o jornalista.

Foi com a ideia de propagar a notícia que o jornalista passou a ser fonte de informação de diversos veículos de imprensa e, em decorrência disso, o município ganhava o estado. “Nasci na Capital, mas sou são-joseense desde 1978. Conheço a cidade e acabei virando fonte de informações dos colegas”.

Para ilustrar um pouco de sua trajetória no jornalismo, Marcos Rosa Filho prepara uma exposição, em maio, sobre os 20 anos de trabalho na cidade. A mostra “São José dos Pinhais 20 anos de Jornalismo em Pauta” estará aberta ao público de 15 a 26 de maio, no piso L2 do Shopping São José.

“Acredito muito no regionalismo da informação e, na exposição, quero mostrar algumas imagens e histórias que fizeram o município e região aparecerem na grande mídia. Selecionei 20 delas, que evidenciam pessoas comuns com a propagação do trabalho jornalístico”, explica.

Efeito transformador

A trajetória do jornalista também é de empreendedorismo com a criação de um site de notícias que o envolveu ainda mais com a grande imprensa. “Trabalhava em um jornal local quando o editor de um importante veículo de São Paulo me ligou. Percebi que aí estava um nicho de mercado”, diz.

A região, de acordo com Marcos Rosa Filho, chama a atenção, tem montadoras, grandes empresas, um dos mais importantes aeroportos do país, “enfim, há notícia de interesse nacional e, então, há demanda para uma agência de notícias regional”, explana o jornalista.

Foi com essa visão que, em 2008, Marcos cria o
PautaSJP.com. “No portal são veiculadas matérias jornalísticas diárias, sendo, ao menos, uma exclusiva, autoral. O site possibilitou que São José dos Pinhais e região continuassem sendo tema de reportagens da imprensa.”

Para o jornalista são-joseense, o PautaSJP.com formalizou o trabalho que já fazia como fonte de informações na cidade. As notícias veiculadas são de editorias diversas e houve momentos em que o site atingiu picos de acesso por conta do material jornalístico regional.

Algumas histórias

Quando se conhece o local, fica mais fácil enxergar a notícia e, nesse quesito, Marcos Rosa Filho colecionou muitas histórias. “Fui o primeiro a falar de trabalhadores que saíram do Haiti por causa do terremoto e vieram para São José dos Pinhais. Isso gerou muitas reportagens e repercussões”, conta.
“Daqui, já ajudei revistas e jornais nacionais, impressos com circulação em todo o Paraná, um dos mais importantes jornais de Santa Catarina, além de tevês e programas de rádio”. Outro exemplo do qual o jornalista se orgulha foi uma pauta em um asilo. “Minha pauta chegou a uma tevê de Curitiba e, de certa forma, ajudei a devolver a alegria de um idoso. Ele havia tido sua sanfona roubada e, com a repercussão da notícia, ganhou duas de presente. Foi uma festa no asilo”, lembra.

Para a exposição “São José dos Pinhais 20 anos de Jornalismo em Pauta”, que acontece no
Shopping São José, de 15 a 26 de maio, o jornalista espera comemorar os 20 anos de carreira além dos cinco anos do Pauta SJP.com, o portal de notícias que fez a paixão pelo jornalismo virar ferramenta de informação pública.

Patrocínio

A mostra conta com o patrocínio da Comporta, Capitais Imóveis, Time Control Auditoria e Consultoria, Fiep Sesi Senai Iel - Faculdades da Indústria, Corbon Tecnologia em Vidros e Sial Engenharia e Construção.

Serviço:
Exposição “São José dos Pinhais – 20 anos em pauta”
Local: Shopping São José, piso L2
Data: de 15 a 26 de maio
Entrada franca

 
Fonte: Savannah

0 comentários:

Postar um comentário