Publicidade

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Simulação de acidente aéreo auxilia capacitação de socorristas em SJP



Entre os dias 20 e 24 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais promoveu uma capacitação para socorristas e resgatistas, através do Departamento de Urgência e Emergência e com o apoio da Infraero.

Cerca de 130 profissionais participaram da capacitação que teve quatro dias de aulas teóricas e um dia de prática, onde servidores das secretarias municipais de Saúde, Trânsito e Segurança se juntaram com socorristas voluntários da Infraero e Polícia Militar, no intuito de aprimorar seus conhecimentos em situações de emergências e resgate de vítimas.

O cenário da atividade prática de resgate de vítimas de um acidente aéreo se deu nas dependências do Aeroporto Afonso Pena, e como fato inédito este ano foi feita a utilização de uma aeronave para tornar mais real todos os exercícios que foram acompanhados por avaliadores. O curso teve certificação e serviu também como divulgação para o Serviço de Emergência.

Segundo Fabrício Tambolo da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, os profissionais socorristas e resgatistas fazem algum tipo de capacitação em média a cada 15 dias. Alessandra Aguilera do Serviço de Emergência complementa a informação dizendo que durante o ano são feitas quatro grandes capacitações como esta ocorrida na última semana. “É um aperfeiçoamento constante, agora em maio fizemos essa estrutura de aulas e exercício, e no decorrer do ano terão ao menos mais três capacitações do mesmo porte”, afirma Alessandra.

A aula prática foi conduzida com o máximo de realismo em situações de acidentes graves, desde a remoção das vítimas de dentro da aeronave, o diagnóstico de cada caso, seu devido tratamento e procedimentos e finalizando com o encaminhamento. As vítimas foram servidores voluntários que receberam instruções de como agir para testar os socorristas do Corpo Voluntário de Emergência – CVE.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário