Publicidade

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vereadores pedem solução imediata para enchentes


A chuva constante que tem atingido todo o estado e, consequentemente, várias regiões de São José dos Pinhais, foi motivo de debate na sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (25). Os vereadores cobraram soluções imediatas e definitivas para o problema.

Abriu a discussão o vereador Onildo, que lembrou das enchentes ocorridas em 2009 e defendeu a prevenção a esses desastres. “A situação se repete porque as medidas são paliativas, temos que nos organizar para prevenir os alagamentos, pois no momento do ocorrido não há muita coisa que se possa fazer”. O vereador pediu a retirada imediata de famílias residentes em áreas de risco nos jardins Carmen e Fabíola, região do São Marcos. Ainda, segundo Onildo, é necessária a construção de novo canal extravasor na localidade. Ele citou como exemplo o bairro Cidade Jardim, que sofreu durante anos com enchentes e teve o problema resolvido definitivamente com a construção desses canais.

O vereador Gilberto Mello, que atua na mesma região de Onildo, também demonstrou preocupação com a situação das famílias. “Dependemos muito da ajuda das secretarias e da vigilância sanitária, pois a comunidade tem sofrido muito. Nós, vereadores, conhecemos o problema de perto, pois estamos mais próximos ao povo”, disse.

A população do Guatupê e Ipê também foi bastante atingida pela chuva e o vereador professor Abelino visitou várias famílias em situação de risco. Segundo ele, algumas casas que nunca haviam sido atingidas estavam alagadas e, de acordo com moradores, o motivo é o lixo jogado por empresas de Piraquara nas margens do rio Itaqui. “Vamos visitar a prefeitura desse município e pedir a limpeza das margens do rio”, disse. Abelino também comentou que já havia apontado necessidade de solução para enchentes em seu primeiro mês de mandato e não foi atendido.

Ainda fizeram uso da palavra o vereador Leandro da Nifer, para cobrar efetividade dos secretários municipais, e a vereadora Nina Singer que pediu ações solidárias por parte da população para ajudar as famílias atingidas. Por fim, a vereadora Mari Temperasso comentou o protesto realizado na Borda do Campo para exigir solução aos alagamentos que atingem a região todos os anos.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário