Publicidade

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Grupo de bombeiros socorristas se forma na Câmara dos Vereadores



Nesta quarta-feira (25), o auditório da Câmara dos Vereadores recebeu a formatura dos bombeiros socorristas. O curso foi ministrado pelos instrutores do Pólo de Educação Permanente do SAMU 192 de São José dos Pinhais.

Com aulas de segunda a sexta e uma carga horária de 8 horas diárias, somando 270 horas/aulas de teoria (ministradas na FAMEC) e práticas (estágios supervisionados em ambulâncias e hospitais), o curso teve duração de pouco mais de dois meses e objetivo de capacitar futuros socorristas do suporte básico de atendimento a vitimas de emergências traumáticas, como acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma branca e de fogo e agressões físicas.

“Sem a parceria da Prefeitura não teria sido possível a realização de tal curso”, declarou o Coronel do 6º Grupamento de Bombeiros, Fábio Mariano de Oliveira, que completou: “O curso faz parte das metas propostas pela Policia Militar do Paraná. Com a conclusão do curso, alcançamos com êxito mais essa meta, graças ao apoio e integração dos alunos”.

O curso teve a participação de 33 pessoas, sendo cinco integrantes do SAMU 192, um da Guarda Municipal (GM) de São José dos Pinhais, dois da GM da Fazenda Rio Grande, três da GM de Pinhais, um da GM de Araucária e 21 bombeiros do 6º Grupamento. Entre as 26 disciplinas ministradas, destacam-se os conteúdos de emergência, como: atendimento inicial a vitima, ressucitação cardiopulmonar, controle de hemorragia, desobstrução de vias aéreas, imobilização de fraturas e remoção e transporte de vitimas, bem como temas militares: direção defensiva, educação física e polícia comunitária.

O vice-prefeito Toninho da Farmácia, um dos homenageados pela turma de formandos, destacou a importância de tal curso para o município: “O trabalho realizado pelo corpo de bombeiros em São José dos Pinhais exige muita responsabilidade e a iniciativa de realizar essa formação é de agregar conhecimento ao atendimento”. E finalizou: “Para realizar um trabalho como esse é necessário muito mais que vocação, é preciso ter uma missão”.

Compuseram a mesa diretora o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o secretário de Saúde, Dr. Brasilio Vicente de Castro Filho, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Ido, o Coronel do 6º Grupamento de Bombeiros, Fábio Mariano de Oliveira, o representante do Comando de Bombeiros do Paraná, tenente coronel Wellington Ramos e o representante do Comando da Polícia Militar do Paraná, Major Wagner Lúcio dos Santos. Estiveram presentes na formatura o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Adriano Muhlstedt e os vereadores Luiz Monteiro, Tadeu Camargo e Fenemê.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário