Publicidade

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Prefeitura promove o lançamento do Caminho das Colônias


A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou na manhã desta quinta-feira (26), o lançamento da nova rota de turismo rural no município: Caminho das Colônias. O evento aconteceu na chácara Illustratti, localizada na Colônia Murici.

O Caminho das Colônias é um roteiro de turismo rural que abrange toda a Colônia Murici, bem como a o Avencal, a Malhada e o Saltinho da Malhada, locais antes conhecidos por formarem um cinturão verde responsável pelo produção de hortifrutigranjeiros que abastecem toda a região metropolitana.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Furlan destacou a importância que o projeto tem para São José dos Pinhais: “Queremos proporcionar a visitação da gastronomia local e também divulgar as belezas naturais do município, a agricultura forte da região e a cultura das etnias de colonização, valorizando a comunidade local. Esse novo turismo rural é importante para divulgar São José dos Pinhais para outros lugares e proporcionar assim novos investimentos, novos empregos e renda”.

Localizado a 30 quilômetros do centro de Curitiba, no Caminho das Colônias será possível encontrar chácaras de lazer e eventos, pesque-pagues, restaurantes, cafés coloniais, vinícolas, casa de shows, lojas de artesanatos e comércio de orgânicos e produtos coloniais, além disso, a Casa de Cultura Polonesa – que preserva parte da história de colonização da região. Ao todo são 18 empreendedorismos associados ao roteiro, que conta também com outros lugares para visitação.

O prefeito Luiz Carlos Setim lembrou a todos os presentes que o turismo rural em São José dos Pinhais foi lançado em 1998. “Iniciamos o projeto de desenvolvimento do turismo rural na nossa primeira gestão, através do Caminho do Vinho, que alcançou êxito e se tornou referência de turismo e lazer”.

Setim também ressaltou os pontos positivos que o Caminho das Colônias trará para município: “De agosto a setembro assinamos vários protocolos e convênios do setor industrial com empresários nacionais e internacionais que acreditam no desenvolvimento do nosso município. O setor comercial e industrial de São José dos Pinhais esta muito bem desenvolvido. Agora a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está lançando esse projeto, desenvolvendo ainda mais o turismo rural. Ao longo do Caminho das Colônias existem oportunidades de lazer para toda a região metropolitana e da capital participar ativamente. A administração pública sente-se gratificada por desenvolver esse trabalho na nossa cidade”.

Além dos envolvidos no projeto, prestigiaram o evento o vice-prefeito, Toninho da Farmácia e os secretários municipais Daniella Setim, Brasilio Vicente de Castro Filho, Amarildo Rosa, Eduardo Freyer e Leandro Rocha, de Agricultura, Saúde, Cultura, Comunicação e Viação e Obras Públicas, respectivamente, o chefe de gabinete do prefeito, Louir Berti, a presidente da Associação do Caminho das Colônias (ANCAM), Dolores Picussa e a Denise Bezerra, representando o Secretário de Turismo do Estado, Clemente Consentino Neto.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário