Publicidade

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeito Setim visita Central de Triagem de Recicláveis

A Central de Triagem de Recicláveis de São José dos Pinhais movimenta 150 toneladas de lixo por mês

O prefeito Luiz Carlos Setim, acompanhado pelo Secretário de Meio ambiente, Gastão Vosgerau, visitou na tarde desta terça-feira (22) a Central de Triagem de Recicláveis, que recebe todo o lixo reciclável separado no município, além de fazer a triagem e encaminhar para os destinos corretos.

Setim comentou sobre a importância da separação do lixo reciclável. “O lixo reciclável separado além de ter um aproveitamento muito grande pelo seu valor comercial, não está ocupando espaço no aterro sanitário”.

O prefeito ressaltou ainda o incentivo da reciclagem de resíduos em São José dos Pinhais. “O município tem vários programas de incentivo além da coleta seletiva. Temos o Sacolão Verde, em que o lixo que não é lixo é trocado por verduras e que acontece em vários locais, e temos aqui na Centra de Triagem, todas as quintas-feiras, a troca de lixo por flores”.

O secretário Gastão Vosgerau explicou o que o processo de reciclagem agrega ao município: “O principal ganho da cidade é que esse material todo é reaproveitado, não vai para um aterro e isso se transforma em renda para o Fundo Municipal, e esse dinheiro é destinado às ações em benefício do próprio meio ambiente”.

Central de Triagem

Hoje, cerca de 150 toneladas de lixo ao mês são movimentados na Central de Triagem- uma média de cinco toneladas por dia, provenientes de dois caminhões que trabalham por turno. No descarregamento do caminhão inicia-se a separação de lixo por tipos realizada por 40 funcionários devidamente equipados e treinados para a separação.

A Central existe desde 2011 com capacidade de processar 200 toneladas dos mais diversos materiais por mês . Toda a renda arrecadada com os recicláveis é destinada ao fundo do Meio Ambiente.

Programa de troca de recicláveis por flores

O intuito do programa Troca de Resíduos Recicláveis é conscientizar a população para a necessidade de reutilização e reciclagem de resíduos sólidos domiciliares e a consequente redução do encaminhamento de resíduos para aterro sanitário.

O programa da troca de recicláveis por mudas de flores acontece todas as quintas-feiras. A cada dois quilos de lixo reciclável o munícipe recebe uma muda de flor ou de árvores de espécie nativa.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário