Publicidade

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeitura inicia obras de construção do Memorial ao Casarão Passos de Oliveira



A Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na tarde desta terça-feira (29) as obras de construção do Memorial ao Casarão Passos de Oliveira, edifício histórico que foi sede da Prefeitura por trinta anos e acabou demolido pela gestão passada, mesmo estando em processo de tombamento.

A obra segue o Termo de Ajuste e Conduta proposto pela Prefeitura ao Ministério Público no mês de abril deste ano, tendo em vista que a Prefeitura havia sido processada pelo MP após a demolição e estava proibida de realizar qualquer obra sobre o terreno.

A construção de um Memorial é um projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo e teve a aprovação dos conselheiros do COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. “A Obra contempla, além de paisagismo, a construção de um portal similar à fachada do Casarão, que mantém as características de esquadrias em forma de arco”, explicou o secretário de Urbanismo Marcelo Ferraz Cesar, que comentou que a empresa que venceu a licitação terá até três meses para concluir a obra.

Casarão

Demolido no dia 13 de maio de 2011, o antigo prédio estava em processo de tombamento como patrimônio histórico e era o único imóvel do século 19 que ainda estava em pé em São José dos Pinhais. Ele foi residência, na década de 20, de um dos primeiros prefeitos da cidade, João José Massaneiro. Em 1980, a Prefeitura adquiriu o imóvel, que serviu de sede do Executivo até o ano de 2010.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário