Publicidade

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto Lei implanta o Ficha Limpa para cargos de comissão em SJP

Vereador professor Marcelo está em seu primeiro mandato

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram ontem (23), por unanimidade no segundo turno de votação, o projeto de autoria do vereador professor Marcelo (PV), intitulado Ficha Limpa. A medida considera que os comissionados do Legislativo e Prefeitura, incluindo secretários municipais, não poderão ser nomeados ou terão que deixar seus postos caso haja comprovação de condenação criminal.

Considera-se crime o que a Justiça apontar como imoral quanto a administração pública, por improbidade administrativa, corrupção eleitoral, os que tiverem contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, entre outros. Antes da nomeação, a pessoa indicada deverá apresentar declaração de que não se enquadra nestes impedimentos.

“Como em outros projetos tipo Ficha Limpa, basicamente, trata-se de uma questão de prevenir contra a imoralidade. Desde o início de meu mandato trabalho neste projeto que foi elaborado com todo o cuidado via a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se hoje, é exigido para os vereadores e demais políticos que eles sejam ficha limpa, esta exigência deve abranger os cargos comissionados e secretariado da Prefeitura”, explica o vereador, que não tem conhecimento se alguém seria afastado imediatamente neste tipo de impedimento.

“O projeto segue para análise e sanção da Prefeitura. Depois, cabe ao presidente da Câmara e ao prefeito instaurar processos administrativos caso alguém não se enquadre nestes quesitos. O projeto também prevê que a queixa possa ser feita por qualquer cidadão, sendo respeitado o trâmite de averiguação das informações e defesa”, diz professor Marcelo. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário