Publicidade

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Volume de doação de sangue em SJP já é maior em 2013

Ônibus estaciona todas as últimas quartas do mês no Hospital São José

Até setembro, a presença de doadores de sangue no ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que estaciona nas últimas quartas de cada mês no Hospital São José dos Pinhais, foi 25% maior do que em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa para hoje (30), antepenúltima visita do Hemepar à cidade, também é otimista. 

“Os números deste ano mostram que no mês de setembro já chegamos ao volume doado em 2012”, diz a coordenadora da Assessoria de Suporte aos Usuários do Hemepar (ASUH), Nely Coimbra. 

A campanha iniciada pelo PautaSJP.com, “Faça do seu dia mais um dia de alguém” contribui para o voluntariado e conta com a colaboração de outros veículos de imprensa, de várias empresas, clubes de serviço e de entidades de classe. 

Além da propagação do voluntariado via reportagens, mensagens de celular, Facebook, entre outras formas de comunicação, a ideia é a divulgação e presença de diferentes categorias profissionais que são homenageadas no calendário. Em agosto, são celebradas, por exemplo, duas datas de classes profissionais que contribuem com a campanha, sendo o Dia do Advogado (11 de agosto) e Dia do Corretor Imobiliário (27 de agosto). 

O atendimento no ônibus do Hemepar, no estacionamento do hospital, localizado na Rua Paulino Siqueira Cortes, nº 2304, é das 8h às 17h, com intervalo de almoço dos servidores das 11h45 às 12h45h. 

Patrocinadores
Justino Outdoor, Drogarias Paraná, Réplica Comunicação Visual, Salish Comunicação, Outdoor Mídia e Shopping São José.

Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Impedimentos pontuais
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura. 
Diarréia: aguardar 7 dias após a cura. 
Durante a gravidez. 
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada).
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias.
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses). 

Impedimentos definitivos
Hepatite viral após os 10 anos de idade. 
Diabetes insulinodependente. 
Epilepsia ou convulsão. 
Hanseníase. 
Doença renal crônica. 
Antecedentes de Neoplasias (Câncer). 
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame). 
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. 
Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Retorno do voluntariado
O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador que dá direito a desconto de 50% em eventos culturais, como shows e peças de teatro, durante seis meses a partir da data de participação na coleta.

Informações
Contato da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” no e-mail pauta@pautasjp.com e 41-9641-9674. Facebook perfil São José dos Pinhais https://www.facebook.com/facadoseudiamaisumdiadealguem.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário