Publicidade

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Unidade de Saúde do Ipê promove Grupo de Caminhada



Com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos, promover a interação social e criar vínculos entre a comunidade e a equipe da Estratégia de Saúde da Família, a Unidade de Saúde Marcílio Bianchetti – Ipê implantou um Grupo de Caminhada.

Desde agosto deste ano, o encontro ocorre todas às sextas-feiras, sempre às 08:30 horas, exceto em dias de chuva, com aferição de pressão arterial, controle de peso, altura e alongamento. O trajeto percorre 2,5 km em ruas do bairro Araguari e Jardim Alegria. O grupo conta com a participação de aproximadamente 25 pessoas e é organizado pelos servidores da própria Unidade.

Para os profissionais que idealizaram o projeto, enfermeiras Fernanda Tonelotto e Patrícia Muller e a psicóloga Rafaela Jaquetti, o projeto está expandindo com o apoio fundamental de toda a equipe da Unidade e tem se mostrado um excelente espaço de promoção de saúde tanto para os casos de hipertensão e diabetes como nos de saúde mental. “A caminhada funciona como dispositivo complementar ao tratamento, oferecendo a possibilidade de socialização e fortalecimento de vínculos tão necessário nos casos de sofrimento psíquico”, explica a psicóloga Rafaela.

Mais saúde

Cleusa Aparecida, recém adepta ao grupo, relata que já tem sentido melhorias decorrentes do exercício: “senti melhora na dor nas pernas e nos braços”. Já Cosmo Barreto diz que “a tendência é que o grupo cresça, pois o grupo é sensacional e a equipe muito querida”. Cosmo iniciou sua reeducação alimentar e sente-se mais animado para continuar investindo em sua qualidade de vida.

A atividade também conta com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde que além de estimularem a população a participar, também acompanham o trajeto da caminhada. A agente Eliane Rita Machado Abade, que participa semanalmente do grupo, afirma que gosta do alongamento. “Quando estou em casa, lembro dos exercícios e os faço novamente”.

Além disso, os médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares de enfermagem aproveitam suas consultas e grupos externos para divulgar e frisar a importância da prática de exercícios físicos aliado aos hábitos de vida saudáveis.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário