Publicidade

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Engenheiro de SJP cria simulador 3D para acelerações virtuais

Em 2014, equipamento deve começar a rodar X Box

A oficina particular do engenheiro da computação Jefferson Masutti lembra o laboratório da trilogia do filme Homem de Ferro. Aliás, AC-DC, banda que inspira o personagem Tony Stark, está no set list do jovem apaixonado por automobilismo. O projeto de um simulador de aceleração virtual, que começou na graduação em Engenharia da Computação, há quatro anos, está sendo finalizado. O engenheiro mora no bairro Ouro Fino, em São José dos Pinhais, cidade onde trabalha como gerente de pesquisa e desenvolvimento em uma multinacional fabricante de máquinas industriais.

“Atualmente, estou na sexta versão do projeto de nome SAV-6. Trata-se da modelagem de um ‘sonho’, cujo objetivo é proporcionar a sensação de estar realmente pilotando um carro de competição, sem os riscos e custos da corrida real. Pretendo finalizar a operação com o X-Box em 2014”, conta Jefferson Masutti. 

Jefferson explica que a estrutura do simulador de carro tem dois eixos de estimulação sensorial (de rotação), X e Y, e que, em movimento, geram estimulação sensorial de mais quatro eixos: Z, pich, roll e yaw. “Isto dá a sensação de realidade ao piloto”, resume o engenheiro de 32 anos.

O PautaSJP.com participou da apresentação do equipamento para empresários de São José que conhecem este segmento. “É um simulador diferente de tudo que já vi e com grande potencial como entretenimento”, avalia João Leopold, ex-piloto de corridas e piloto em simuladores, também autor de artigos sobre automobilismo em colaboração com o jornalista de Fórmula 1, Reginaldo Leme. 

“O fato de rodar em várias plataformas, incluindo de jogos muito conhecidos do público, garante ao projeto diversas possibilidades de mercado”, aponta Igor Pereira, da EGS Sistemas. 

2014, de acordo com Jefferson Masutti, será um período de fortalecimento das parcerias para que o simulador possa ser comercializado em larga escala.

Detalhamento técnico simulação
Tela 3D de alta definição; áudio surround 7.1; cockpit com cinto de quatro pontos; ventilação variável com a velocidade do carro; painel de instrumentos real; force-feedback duplo; pedaleira tripla; câmbio de seis marchas; banco esportivo; indicador de marchas; sistema de comunicação e câmeras internas. 

Detalhamento técnico projeto
Simulador rotativo com estimulação sensorial de seis eixos. Sistema mecânico desenvolvido e simulado utilizando Autodesk Inventor; coeficiente de segurança acima do triplo da carga dinâmica; circuito elétrico e montagem de acordo com NR-10; circuito de segurança de acordo com NR-12; ergonomia e acessibilidade de acordo com NR-17. 

Assista vídeo do PautaSJP.com com o SAV-06 em ação:
http://www.youtube.com/watch?v=fvUZlu350do&feature=youtu.be

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário